O BRASIL NO BURACO E NA LAMA

O BRASIL NO BURACO E NA LAMA

Como está a tua esperança? A esperança tem força. Ela em ti faz brotar uma luz, uma energia, uma paz. Arranca-te de onde estás e coloca-te no ponto mais alto. Transforma-te de empregado em patrão, de pobre em rico e de tristonho em alegre. Mas, se a ela não dás chance, ela se encolhe e míngua, deixando, em seu lugar, desalento, doença e infelicidade. (Lourival Lopes).

Todos nós seres humanos temos uma filosofia de vida. A filosofia tem como sinonímia a sabedoria que é de primordial importância para todos. Temos que colocar o potencial dessa sabedoria em prática. É a característica de uma pessoa sábia e que significa um conhecimento extenso e profundo de várias coisas ou de um tópico popular. A sabedoria muitas vezes é o indicativo de uma pessoa instruída, que tem muito juízo, bom senso, e se comporta com retidão. Quando a sabedoria é usada para fazer coisas piores, ela pode ser sinônima de astúcia, esperteza ou manha. A palavra sabedoria tem origem no latimsapere e é um conceito que também tem um componente cultural e de tradição, sendo que muitas vezes culturas diferentes dão origem a tipos distintos de sabedoria, como por exemplo, a sabedoria oriental. A sabedoria pode vir de várias fontes: a sabedoria divina, por exemplo, é aquela que é proveniente de Deus ou de outras entidades que sejam consideradas divinas.

Na política brasileira existe sagacidade, esperteza, políticos sabichões e aproveitadores da miséria popular, da falta de cultura, bem como da educação familiar, social, e do analfabetismo político. A filosofia é o ramo do saber humano que estuda a realidade, tendo o ser humano como centro de suas cogitações. No sentido clássico, é a ciência que estuda o pensamento humano. As palavras são símbolos poderosos que podem mudar sua vida. Saiba usar o diálogo interior para reprogramar-se positivamente. “O Domínio do Fato”. Delatores apontam que Lula e Dilma sabiam do Petrolão e a conexão com o Mensalão poderá servir para denunciar o ex-presidente pelos mesmos critérios que condenaram José Dirceu. (Marcelo Rocha e Maria Simas Filho). Delação de Cerveró pode fortalecer o impeachment de Dilma e complica a situação de Lula. Em delação premiada, Nestor Cerveró diz que Lula o premiou por ter feito uma negociata na Petrobras para favorecer o grupo Schain, em troca de empréstimo irregular feito por Bumlai. Afirma também que Lula e Dilma deram poder para Collor operar na BR Distribuidora.

Na denúncia que apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o envolvimento do deputado Vander Loubet (PT-MS) no Petrolão, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, coloca Lula como protagonista do loteamento da BR Distribuidora. A conexão com o Mensalão deverá ser confirmada nas próximas investigações com delação premiada que vem sendo negociada entre a Procuradoria e o publicitário Marcos Valério, operador do Mensalão, já condenado a 34 anos de prisão. Em 2012, Marcos Valério denunciou o empréstimo feito por Bumlai que lesou a Petrobras, agora as investigações evoluíram. O Caso Fernando Henrique Cardoso (FHC). O ex-diretor da Petrobras disse aos procuradores da República que a venda da petrolífera Pérez Companc envolveu pagamento de propina no valor de US$ 100 milhões ao governo Fernando Henrique Cardoso.

A compra da empresa argentina pela Petrobras ocorreu em 2002. De acordo com o depoimento. Cerveró disse que quem repassou essa informação a ele foram os diretores da Pérez Companc e o operador Oscar Vicente, ligado ao ex-presidente argentino Carlos Menem. O delator não apontou pessoas que teriam sido beneficiadas. As informações constam de documento apreendido no gabinete do senador Delcídio Amaral (PT/MS), ex-líder do governo no Senado, preso em dezembro de 2015. Procuradores apostam que Bumlai e Marcos Valério possam comprovar os elos entre o Mensalão e o Petrolão. “Vantagens exclusivas”. O ex-presidente Lula nega, mas documentos apreendidos pela polícia revelam a intimidade entre ele e lobistas envolvidos com a compra de medidas provisórias pelo governo (Rodrigo Rangel).

Em depoimento, Lula disse que não recebeu nenhum pedido indevido do lobista Mauro Marcondes. O lobista escreveu uma carta ao ex-presidente pedindo a interferência dele junto a Dilma Rousseff na licitação para a compra de caças. A Propina como ela é. Milton Pascowitch, lobista da Engevix, conta sem meias palavras como entregava dinheiro vivo ao ex-tesoureiro do PT e como José Dirceu gastava as “comissões” que recebia da empreiteira. (Wálter Nunes). Do mundo de sombras da corrupção, Milton Pascowitch foi de uma clareza meridiana. Ele contou ao juiz Sérgio Moro como pagava propina ao ex-tesoureiro do PT João Vaccari em troca de contratos da Petrobras com a empresa que ele representava. “Eu pegava pessoalmente e entregava pessoalmente. Fazia através de uma malinha que eu tenho, com rodinha, 500.000 reais cabiam. Entregava dentro do Diretório Nacional do PT, na sala dela”. Interferência Indevida I. Intromissão do STF no processo de Impeachment suscita um debate: os magistrados têm o direito de alterar as decisões do Congresso?

Deferida em dezembro para definir o rito do impeachment, a decisão do Supremo Tribunal Federal, presidido por Ricardo Lewandowski, causou uma espécie de ressaca no meio jurídico. O principal ponto do desconforto é a sensação de que pode ter sido ferido um princípio básico da Constituição, que prevê a independência dos três poderes da nação. No dia primeiro de fevereiro, o presidente da Câmara doa Deputados, Eduardo Cunha, (PMSDB-RJ), vai protocolar no STF um recurso pedindo esclarecimentos de pontos considerados contraditórios. Interferência II. O Planalto tem atuado para fortalecer a ala peemedebista fiel ao governo de Dilma. Alinhados ao grupo do presidente do senado, Renan Calheiros (PMDB/AL), governistas apoiam oposição ao vice Michel Temer na disputa pelo comando do partido. Um dos embates ocorreu na disputa pela liderança da sigla na Câmara, em que opositores tentavam derrubar o líder Leonardo Picciani (PMDB-RJ), que se opôs ao impeachment. Agora, a aposta é na oferta da Secretaria de Aviação a Mauro Lopes (PMDB-RJ), na tentativa de aprofundar o racha na bancada mineira, que hesita entre Leonardo Quintão e Newton Cardoso na disputa pela liderança do partido na Câmara.

“Não cabe ao meu governo interferir nas questões interna dos partidos”, disse a presidente Dilma em café da manhã com jornalistas. “Não é certo, nem tampouco democrático”. Obra parada da Petrobras com os acordos de leniência, País pode sair do atoleiro. A leniência tem pressa. Por que a aprovação da Medida Provisória (MP) 703 é vital para retomar investimentos, preservar empregos e fazer a economia brasileira andar. O texto atualiza a lei 12.846, de 2013, e pode permitir a empresas envolvidas em investigações como a Operação Lava jato a voltar a fazer negócios com a esfera política (desde que se comprometam a devolver o dinheiro desviado e adotar políticas práticas anticorrupção). A aprovação da MP é essencial, e por um motivo simples. Ela ajudará a destravar o Brasil, que enfrenta a maior crise econômica em quase três décadas. AMP 703 atendeu a uma demanda de diversos setores e uniu sindicalistas, empresários, juristas e economistas.

Na prática, a Medida Provisória apenas antecipou a um projeto de autoria do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), aprovado no Senado em novembro de 2015, mas que ainda teria que ser debatido na Câmara. Sobre as críticas do TCU, o ministro compara o papel do Tribunal ao de juízes como Sérgio Moro que, nas delações premiadas, atuam apenas na homologação do acordo, sem participar da negociação. “Por acaso alguém acha que eles estão sendo diminuídos com essa função?” questiona o titular. Segundo a Revista “Isto É” vejam o que dizem os especialistas: Luis Adams, ministro da AGU. “As empresas têm de estar comprometidas em ressarcir o erário público e em adotar medidas anticorruptivas, mas fechar empresas não deveria ser uma opção para ninguém.” Ives Granda da Silva Martins, Jurista.

“O acordo de leniência é para pessoa jurídica o que a delação premiada é para a pessoa física. As críticas feitas são indevidas, porque ignoram que o acordo depende da concordância dos advogados do poder público, do Ministério Público e do TCU”. Rodrigo Mudrovitsch, professor de direito Constitucional do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). "O fato de abrir possibilidade de acordo de leniência para mais de uma empresa não representa qualquer desestímulo para que ele seja firmado. AMP toma o cuidado de prever um escalonamento dos benefícios.” Ricardo Patah, presidente da UGT. “Estamos vivendo uma crise, mas chegou o momento do diálogo. Nenhum dos corruptos terá benefício com o acordo de leniência, que só permitirá o cumprimento de contratos de serviço e a manutenção do emprego”. Gesner Oliveira, ex-presidente do CADE. “Não tenho nenhuma simpatia pelo governo, mas acho que devemos apoiar medidas como a MP 703. É um tiro no pé impedir que essas empresas negociem com e Estado”. Júlio Marcelo Oliveira, procurador do Ministério Público. “O TCU deve participar desde o início das investigações. O acesso também deveria ser mais seletivo, porque a leniência não é um direito da empresa, mas uma possibilidade”. Cada um por si: Andrea Matarazzo. João Dória Junior e Ricardo Trípoli disputam a indicação do PSDB para concorrer em São Paulo.

Rumo ao Tucanicídio. A disputa interna no PSDB pela candidatura à prefeitura de São Paulo chega ao pior nível em quase uma década e pode beneficiar Haddad na eleição. Um em cada dois paulistanos reprova a gestão de Fernando Haddad, diz o Data folha. Haddad é o terceiro prefeito mais mal avaliado da história de São Paulo, atrás de Jânio e Pitta, mas tem chance de se reeleger se chegar ao segundo turno. Era para melhorar, mas só piora. O governo vai a Davos e diz que se esforça para recuperar a confiança na economia, mas a rejeição no Banco Central só amplia as dívidas sobre suas intenções. Nos anos Dilma, o Brasil ficou estagnado ou caiu nos rankings positivos, mas ganhou posições em indicadores ruins. Tamanho da economia (PIB) 2010-7º. 2015-9º. Qualidade de educação (avaliação Pisa em matemática) em 2010 ficou em 57º. Em 2013 56º. Competitividade da economia: em 2010 ficou em 58º, em 2015 ficou em 75º. Em pagamento de impostos: em 2010 ficou em 168º, em 2015 ficou em 178º.

Em índice de desenvolvimento Humano(IDH). Em 2010 ficou 73º, em 2014 ficou em 75º. Em Comércio Exterior Importações: em 2010 ficou em 22º, em 2014, 25º. Em Infraestrutura de transporte: em 2010 ficou 41º, em 2015 65º. Em inflação (quanto maior a taxa, mais perto do topo), em 2010 65º e em 2014 31º. Em percepção de corrupção em 2010 ficou em 69º, em 2014 em 69º. Em marcado automotivo (exportação de carros e autopeças) em 2010 ficou em 22º e em 2014 em 24º. * Estimativa. Fontes: Banco Mundial, FMI, Fórum Econômico Mundial, OCDE, OMC, ONU e Transparência Internacional. É como se o Brasil sumisse do mapa: o país não só deixou de avançar na corrida pelo desenvolvimento como agora derruba a expansão da economia global. Estamos em estagnação com tendências de maiores decréscimos na economia. Será que o nosso País com esse governo incompetente e com essa corrupção que não tem fim ainda pode se erguer. Qual a sua opinião? Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-JORNALISTA- MEMBRO DA ACE- DA UBT- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 24/02/2016
Código do texto: T5554007
Classificação de conteúdo: seguro