Falar de Flores

PARA FALAR DE FLORES

. Vale ver a beleza dos hibiscos - variadíssima gama de cores, que pendem vaidosamente dos vistosos galhos. Populares, fiel escolha dos paisagistas.

. As alamandas - belas e robustas trepadeiras. Olha como enfeitam treliças com seu amarelo dourado ou tom arroxeado. Alamanda- dedal de dama.

. As azaleias - em sua singeleza, simples ou dobradas, fazem o deslumbre nos tons vermelho, coral, cor de rosa e branco. Nos jardins, que belezura!.

. Camélias - formam árvores lenhosas, emanam suave perfume nos jardins. Suas formosas flores duram pouco e , assim, rapidamente

caem dos galhos e num suspiro morrem. “ Ó jardineira por que estás tão triste...foi a camélia que caiu do galho, deu dois suspiros

e depois morreu”, canta o poeta.

.Vejam as bougainvilleas - trepando em cercas, muros, expostas em beira de estradas, enchendo olhos de alegria. Entrelaçam seus ramos numa exuberância de bela folhagem e magníficas flores. Um fulgor de cor e graça.

.As begônias - mais de mil espécies, para nos encantar. As flolhagens vão das mais simples às mais exóticas. E quanta singeleza nas flores!

. E os beijos, beijinhos, “beijo de estudantes” - Ah, como os aprecio em sua simplicidade! Não discrimine os beijos. Seu nome científico é “ impatiens” e na verdade são impacientes em desabrochar abrindo suas capsulas quando as tocamos. Toque num beijo, um selinho, e verá.

. Lírios da paz - Flores brancas, duradouras, carismáticas lembrando a paz. Trazem tranquilidade aos olhos.

. As acácias - são árvores perenes, sempre verdes, penduram em seus ramos vistosos cachos, pompons amarelos sutilmente perfumados.

. Ah, as rosas! - Tão cantadas e apreciadas. Rainha das flores a rosa. Praticamente encontrada numa variedade incrível de tons e apelidos.

Vermelhas, brancas, amarelas, cor rosa, azuis, rosa chá. E daí, rosa do amor, das lembranças, da afeição e amizade, do carinho, da paz,

da sedução, da tristeza, rosa de Hiroshima, rosa da dor. Podemos buscá-las e sempre são encontradas. E o poeta que tenta se lamentar com as rosas:

“queixo-me às rosas, as rosas não falam, simplesmente as rosas exalam o perfume que roubam de ti”... Românticas são todas as rosas.

. Violetas - violetas charmosas, minha amiga, enfeitam sua janela. Que coisa mais bela!

. Margaridas - cobrem canteiros que alegria. Crescem em pendões únicos, por isso - florzinha solitária. Sempre há quem as despetale,

através dos tempos : diga, margarida, se meu amor me quer? Petalazinhas rolam desfolhadas: - bem-me-quer, mal-me-quer..

Sempre as margaridas - margaridas do campo, margaridinhas, bela margarida... “Margaridas amarelas, olha que belas.”

. E o cravo? “O cravo brigou com a rosa... o cravo saiu ferido e a rosa despedaçada.”

Evane
Enviado por Evane em 26/02/2016
Código do texto: T5556322
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.