Diferenças básicas & malefícios permanentes

Diferenças básicas & malefícios permanentes




Uma vez que alguém pensa fora da caixa de minhocas preconcebidas e de realidades aprisionantes, dá boas vindas a uma nova percepção.

Os que votaram no Aécio, caso descubram sobre este candidato alguma maracutaia, aposto que 100% dos seus eleitores vão encolher os ombros e murmurar: que vá preso e pague por seus crimes. Já os eleitores de Dilma e Lula acham inaceitável, praticamente uma derrota pessoal, ver seus ilustres representantes atrás das grades por crimes de corrupção. Eleitor do Aécio não tem devoção aos políticos. Não se coloca em posição de dever algo a eles. Pelo contrário, visto o andar da carruagem, quem está em dívida é o ocupante de cadeira parlamentar, seja ela qual for. Mas os eleitores de Dilma e Lula talvez sofram um transtorno de culto (reverso!?) de personalidade. Eles se incomodam com um boneco inflável, mas acham bacana o esgoto a céu aberto, o hospital de portas fechadas, dois assaltantes numa moto, desvio oceânico de dinheiro público, escolas escangalhadas, conta de luz estratosférica. fuzileiros explodindo bancos, ocupação de propriedade privada, etc.

Está certo que uma fração dos eleitores Dilma/Lula desconhecem o termo ideologia ao passo que são profundos conhecedores do termo "folha de pagamento". Para esta fração isso é um meio de vida. Ok, cada um se defende como pode.

Outra parcela desse mesmo eleitorado está prestes a caducar pelo fator tempo. Os que assistiram o ex-presidente da república quando atuava como sindicalista no ABC paulista, reivindicando condições dignas para os operários da Scania, por exemplo. Naquele momento, para esta fração, Lula foi, por assim dizer um libertador. Não dá pra negar esse fato.

O próprio fator tempo, entretanto, veio a mostrar diferentes cenários.

A tristeza fica por conta dos patos atuais, muitos deles na faixa entre 25/40 anos, com curso superior, fazendo-se de cegos, surdos e mudos por uma questão egóica de um modo totalmente patológico. Exatamente essas pessoas nascem capadas de um hemisfério. Perdigotam "direita", veneram "esquerda", não compreendem que são apenas termos, Getúlio instalou uma ditadura, oh, exclamariam eles horrorizados, "direita", mas Getúlio foi o cara que lançou bases sólidas para os direitos do trabalhador. E a doce China comunista, em sua aventura capitalista block buster de um olho só, com suas legiões de escravos, afinal é o que?

Qualquer ser com 3 neurônios aspira a relacionamento saudável e íntegro consigo mesmo, a fim de, também, atrair companhias saudáveis e íntegras. Dá pra dizer o mesmo acerca das escolhas daqueles que nos representam no parlamento.

Brasileiro nenhum chorou a morte de Ulisses Guimarães, considerado um dos arquitetos da Constituição de 1988, documento esse que já sofreu mais de 150 remendos, inicialmente desenhado para ser um modelo planetário de inclusão social.

No fim de contas o que vem a ser, ou no que consiste, esquerda e direita? A primeira defende os pobrezinhos e a segunda os ricaços? Será que hoje é assim?

Na América do Norte os dois partidos em pauta tem algumas diferenças ideológicas distintas, que por sinal já sofreram sérias mutações nos últimos 15 anos. Grosso modo, republicanos querem menos governo, defendem a arma e seu porte com unhas e dentes, não são fãs de certas minorias ao passo que democratas abraçam com maior vigor causas sociais, crêem no inchaço do estado e defendem um grande exército desde que fique dentro de suas fronteiras. Inda que demonstradas de modo tosco, ambas "ideologias" são protegidas por linhas divisórias nítidas.

Quais são as diferenças, continuando no tique taque grosso modo, entre PT e PSDB? Fala sério.... De acordo com economistas reputados FHC privatizou certas estatais sem a menor necessidade. Já o PT quebrou a Petrobras. O PT gosta de estatais. Ok, sabe quem amava estatizar o que visse pela frente? O Geisel. Transformou em "bras" tudo o que pode - Eletrobras, Telebras, Imbecilebras.....Perdão, não entendi, ele era direita ou esquerda? Ah, sim, ditadura, que nem a cubana e a russa que se auto batizou soviete....

Nenhum governante tupiniquim fala em: A. Reduzir salários e as mordomias (gabinetes, secretárias, adjuntos, assessores, suportes burocráticos respectivos, carros, motoristas, 14º e 15º salários, aposentadoria precoce, pensão vitalícia, etc.) B. Acabar com o Financiamento aos partidos, que deveriam viver da quotização dos seus associados para conseguirem verbas para as suas atividades. C. Criminalizar imediatamente o enriquecimento ilícito, perseguindo, confiscando e punindo os ladrões que fizeram fortunas e adquiriram patrimônios de forma indevida e à custa do contribuinte.

Esses malefícios não mudam, aliás pioram com passadas largas enquanto legiões de beócios empunhando cartazes e postando asneiras defendem fulano, sicrano, beltrano, a pqp, "o pai dos pobres&mãe dos ricos", o herói nacional que vive no xadrez, o sociólogo da Sorbonne, arrotando esquerda, direita, centro, sem entender, ainda(!), e meu Deus, até quando(?) que é tudo farinha do mesmo saco. Eça de Queiroz já dizia em plena Lisboa em fins do séc. XIX que o estado é encarado como um ladrão e tratado como um inimigo.

Nessas plagas o estado só é seu amigo se você fizer parte dele.

Durante esta semana os que defendem a auto impunidade e as regalias supra régias sorriram diante das câmeras falando sobre um pretenso pessimismo nacional. Alto lá. Pessimismo é você acordar numa manhã
ensolarada e decretar que vai chover. A situação é completamente outra.
Há um furo no casco do barco e com isso o sério risco dele afundar. Fingir que não está acontecendo equivale a aguda insanidade. Está mais do que na hora de salvar a embarcação, tirar a água do porão, remendar o casco.

Quem arregaça as mangas nesse sentido?

Antigamente apareciam uns idiotas nessa página exclamando: olha, o Aécio rouba, trafica, se corrompe, etc.... Bom, e eu com isso? Você acha que se amanhã ele for intimado para depor eu vou me bandear para a porta do fórum com um cartaz "Aécio I Love You", "Meu ídolo", etc.?
Pela madrugada, dá um taime. Quero mais comer uma pizza e ir ao cinema.




(Imagem: Caspar David Friedrich, Dois Homens Contemplando a Lua,  1819-1830)
 
Bernard Gontier
Enviado por Bernard Gontier em 26/02/2016
Reeditado em 29/06/2020
Código do texto: T5556471
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.