Conselho Tutelar

É deprimente se deslocar para exercer a cidadania e não conseguir por conta de má organização, como por exemplo, distribuição do eleitor, zona e seções eleitorais.

Falo, evidentemente, da eleição para Conselheiro Tutelar, ocorrida hoje, dia 28/02/2016, na cidade do Rio de Janeiro – RJ.

É o tipo de evento que não mobiliza, acho que nem mesmo os candidatos sentem-se eleitoralmente motivados, pois não dão a importância devida a tal acontecimento; e ninguém faz nada se não estiver motivado.

Surgiu-me a seguinte pergunta: por que não realizar a eleição para Conselheiro Tutelar juntamente com as eleições municipais? Este voto é tão importante quanto o voto para outros cargos públicos, ninguém tem dúvida disso.

Talvez alguém dissesse que a legislação eleitoral não permitiria; e eu insistiria dizendo: modifique-a para viabilizar a proposta.

Se disponibilizasse esse direito de voto juntamente com eleições parlamentares, elegeríamos Conselheiros Tutelares em todo território nacional, o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente - teria direito da criança e adolescente fiscalizado a contento.

R J Cardoso
Enviado por R J Cardoso em 28/02/2016
Reeditado em 28/02/2016
Código do texto: T5558323
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.