COMENTANDO O LIVRO: DOIS AUTORES, UM SÓ RISO - de Nando da Costa Lima e Flávio Jarbas Vasconcelos Jr.

LEIA NOSSAS NOTÍCIAS NO BLOG CIDADE EM FOCO:

www.bcidadeemfoco.blogspot.com.br

Dois amigos escritores, dois escritores amigos deste terceiro escritor que os lê e comenta o segundo volume da obra, que me foi presenteada e autografada por Flavinho, como o trato na intimidade de uma amizade que iniciou-se com seu pai, o saudoso poeta e confrade da Academia Conquistense de Letras – Flávio Jarbas Dantas Vasconcelos. O outro autor é Nando da Costa Lima, cujo pai também era nosso amigo, médico conceituado em Conquista, que veio de ‘Guarany’ (hoje Ibicuí), nos tempos que o distrito integrava o meu município natal, Poções.

Isto dito, a leitura que faço da obra é, de certa forma, uma revisita ao trabalho destes dois artistas das letras. Nando da Costa Lima e Flávio Jarbas Vasconcelos Filho, contam ‘causos’, uns verídicos, outros nem tanto, sempre introduzindo a graciosidade da crônica, para fazê-los impregnar do humor e do suspense bem humorado que oferece beleza ímpar e o desejo de ‘quero mais’, ao seu término.

A Rua da Granja já está na história da Conquista. Seja no futebol, seja no resgate de grandes figuras que por aqui passaram e ainda se encontram, verdadeiros ícones da vida boêmia daquela artéria, paralela à Rua Siqueira Campos, cuja bifurcação se inicia no Posto de Gasolina (do lado do hipermercado e em frente do Centro de Cultura) e termina na Rua que corta o Parque de Exposição, sentido Av. Olivia Flores. Ali existem alguns bares interessantes, a exemplo do Bar do Marinho, Bar do Bina, Bar do Beto e o Bar do Miguel, que agora tem nova dona, uma bela garota que tivemos o prazer de conhecer há pouco e que dá tratamento vip à clientela.

Nestes cenários é que os autores desenvolvem a maioria das crônicas que tive o prazer de ler. E há de tudo. De uma ‘estória de pescador’, que não era nada mais que verdadeira, até o ‘causo’ do solitário que, de sua varanda, passou a ver diariamente, sempre no mesmo horário, um casal que fazia o jogo do amor atrás da fina cortina de tecido, do seu recém habitado apartamento, que o deixava quase numa paranóia, até tudo aquilo desaparecer como se iniciou. Há os ‘causos’ do Geraldo, que homenageia nosso saudoso e querido amigo e escritor Geraldo Xavier, que era nosso conviva, aos sábados, quando freqüentávamos os bares do bairro à procura de dar vazão ao estresse da semana. Isso nos faz lembrar outros saudosos amigos, o compositor Manoel Cândido – O Cavalheiro, Nilson Salles, Geraldo Xavier, Eurivaldo Meira e vários outros que passaram para o andar de cima antes do tempo.

Os autores, Nando da Costa Lima e Flávio Jarbas Vasconcelos Jr., são bastante conhecidos de Conquista e da Bahia, tanto pela sua personalidade, quanto pela beleza que transforma em maravilhas pequenas passagens do cotidiano de suas vidas e de seus amigos, num resgate mais do que importante para a historiografia de Vitória da Conquista.

São colunistas de jornais e de blogs e estão ‘na crista da onda’ do que de melhor se faz em Conquista, em termos de Literatura. São obras para serem lidas e relidas periodicamente, de muita leveza e que nos faz recordar, rir e sentir saudade.

Parabéns, amigos!

Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 29/02/2016
Código do texto: T5558875
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.