Mensagens que edificam - 163

O que será menos agressivo, mentir para os outros ou mentir para si mesmo? Está provado científicamente que mentir ocasiona uma série de problemas psíquicos e físicos. Uma pessoa que mente com frequência pode desenvolver até doenças, ao passo que ser honesto e optar por falar a verdade só traz benefícios, a começar pela paz e harmonia mental. Por isso, reafirmo o questionamento, os malefícios da mentira são maiores quando estas são dirigidas aos outros ou quando mentimos para nós mesmos? Penso que fazer de conta que está tudo bem e conviver com o engano já desmascarado seja infinitamente mais prejudicial em todos os aspectos. Não fomos feitos para a falsidade, penso eu, mas isto é apenas uma projeção pessoal de um ser humano menos imperfeito, mas também não posso impor isto como via de regra para todos, uma vez que padrões de moralidade variam entre culturas e sociedades, todavia insisto que a pronúncia da verdade possa ser uma referência que implica na própria sobrevivência, considerando que uma informação equivocada pode provocar desastres imensuráveis, e se assim acontece, porque não admitir que não mentir pode trazer incontáveis benefícios, não apenas para o arauto, como para quem ouve? Não é à toa que o mundo anda doente. Somos nascidos e criados envoltos em grandiosíssimas mentiras que acobertam tudo que deveríamos saber desde pequenos, mas que por conveniências de interesses obscuros, somos forçados a ficarmos no escuro. Entretanto é importante que se diga que tomar conhecimento de uma conspiração e permanecer como se nada estivesse acontecendo é estar se matando à prazo. O conhecimento e o saber são o resgate perfeito para quem está se sucumbido no mar da mentira. Há bóias por todos os lados e você já sabe muito bem disso. Ouvir uma mentira é uma fatalidade, dizer uma mentira é uma atitude covarde, descobrir a verdade e permanecer na mentira, uma bestialidade.

Lael Santos
Enviado por Lael Santos em 02/03/2016
Código do texto: T5561789
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.