MAIS RESPEITO POR FAVOR (UM APELO PELAS MULHERES)

Há exatos três anos escrevi uma crônica em homenagem as mulheres. Ressaltando sua força em superar obstáculos e preconceitos. E lembrando sua jornada por igualdade. Infelizmente nesse período que se passou as coisas pioraram.

De uma forma absurda em vez de a desigualdade entre os gêneros diminuir, abriu-se um abismo gigante. A sociedade parece ter retrocedido não anos, e sim séculos e voltamos à época da qual discutimos coisas como: modo de vestir das mulheres, modo de falar, maquiagem, amamentação em público, etc.

Exageros à parte, meus olhos sangram ao ler que existem grupos pró-estupro. Oi??

De repente formos simplificadas a objetos, a “pedaços de carne”. A falta de respeito pelas mulheres atingiu níveis históricos: não se podem usar roupas curtas ou decotadas sem ser rotulada (não vou citar os rótulos), não podem tomar sorvete sem ter algum homem tendo pensamentos absurdos, não podemos usar batom vermelho sem ser taxadas de putas ou amamentar em público porque tem algum homem olhando para o seio da mulher como se ela tivesse lhe oferecendo. Não vou nem aprofundar no que acontece nos metrôs e ônibus porque é simplesmente repugnante e inadmissível.

E quando nós mulheres não estamos sendo tratadas como um “pedaço de carne”, tem mulheres sendo espancadas, violentadas, assediadas, negligenciadas e humilhadas. Exagero meu? Acho que não: em 2015, houve 63.090 relatos de violência na Central de Atendimento à Mulher no Brasil. A Alemanha teve recorde de ataques a mulheres na noite de Ano Novo (2015 para 2016). Nos Estados Unidos uma mulher é espancada a cada 15 segundos. Ainda acham que estou exagerando? Creio que não.

Enquanto nossa luta deveria ter evoluído para salários mais justos, reconhecimento profissional justo e mais aceitação em ambientes dominados predominantemente por homens, estamos retrocedendo e lutando por liberdade de sermos nós mesmas, de andar sem medo de ser atacadas na rua, lutando por liberdade de expressão. Que são direitos básicos e intrínsecos, em minha opinião.

Sei que existem homens que respeitam as mulheres, que sabem dar valor e não fazem isso apenas em 8 de março. Mas há aqueles que não sabem respeitar uma mulher, faço um apelo em nome de todas as mulheres do mundo: MAIS RESPEITO POR FAVOR! Gostamos de flores (algumas de nós), mas não queremos flores, queremos RESPEITO todos os dias, em todas as situações e em todas as formas.

Érica Rosa
Enviado por Érica Rosa em 08/03/2016
Reeditado em 08/03/2016
Código do texto: T5567425
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.