Cronicas de Baltasar

O seu nome era Baltasar em homenagem ao mago que visitou Jesus na mangedoura e presenteou o salvador com ouro, o simbolo da realeza.

Baltasar, era um mago da decência, um arauto da honestidade e da fineza com os seus semelhantes. Descendente de família alemã do sul do Brasil, transformou uma pequena empresa numa potência econômica.

Conhecer Baltasar foi um motivo de muita alegria e felicidade em minha vida. Ele era um homem avesso aos auto elogios e nunca vi ou presenciei um comportamento que não fosse humano e generoso. Ele foi uma pessoa que deixou marcas indeléveis por onde passou, tudo que sei dele, soube por outras pessoas da familia, pois ele jamais se vangloriava por nada. Baltasar era um mestre, quando o conheci, beirava os noventa anos e era de uma lucidez e uma sabedoria sem par.

Vou contar aqui alguns acontecimentos da vida de Baltasar.

Ele programou uma viagem com a esposa para Buenos Aires. O avião tinha que fazer uma parada no Rio de Janeiro e quando isso aconteceu, não havia teto em Buenos Aires para continuar viagem. Ele pegou um taxi para que os levasse até o hotel. No meio do caminho, um carro emparelhou com o taxi e o mandou parar. O taxista fingiu que ia parar e acelerou, pedindo para Baltasar e a esposa se abaixarem no banco detrás. A manobra valeu a pena, apesar do perigo que passaram, conseguiram chegar ao hotel sãos e salvos.

No dia seguinte retornaram ao aeroporto e seguiram a viagem.

Quando voltou a sua casa na semana seguinte, Baltasar chamou os advogados da empresa e contou a história do taxista que os havia salvado do pior, talvez até um sequestro, sendo ele um grande empresário do Sul. Pediu aos advogados que localizassem o taxista no ponto do aeroporto e o mesmo foi feito.

Baltasar pediu que o levassem a empresa e o presenteou com dinheiro e um taxi zero quilômetro. Pois bem, todos os anos daí pra frente, Baltasar licenciou e pagou o seguro do carro, substituindo quando era necessário. Isso ocorreu até o taxista se aposentar do trabalho.

Dinheiro, para alguns, é um fim e para outros, os verdadeiros filhos de Deus, é solução, um meio de troca que existe nem para trazer felicidade nem infelicidade, um simples instrumento de troca.