ATÉ QUE ENFIM UM PINHEIRO

Nada disto, agora são dois, do lado tem mais um, então são três! Sempre quis ter um pinheiro frondoso, para em sua sombra matear sem compromisso, mas meu desejo não passava pelos pinheiros ditos de araque, tais como pinus elliottii, muito menos araucaria heterophylla. Andarilhei por ai e não encontrei nenhum dos araucárias em praça pública para que eu pudesse compartilhar a sombra.

Um dia conversando com a responsável pelo museu da Lomba do Pinheiro, comentei que seria bom plantar um deles um pouco antes da Vigésima Delegacia de Polícia, pois bem ali havia o que dera o nome ao bairro, entretanto no início dos anos setenta do século passado foi vitimado por um mandado divino. Ela pensou um pouco e disse-me que havia um bem no trevo de acesso, um pinus, discordei mas ela parecendo adepta do pirateado bateu pé irredutivelmente, dai em diante passei a virar o rosto aos pinus.

Em 2006 quando descíamos a serra, voltando de Farroupilha, eu o José Monir e o Eleu Castro paramos para cada um comprar uma pinha inteira. Pelo menos um dos pinhões eu plantei num vaso, ele nasceu e foi crescendo, a cada ano ele ganhava um vaso maior e nos natais ajudava a enfeitar o jardim e eu sempre pensando que ele seria a minha sombra. Sem esperanças fiquei, quando soube que levará pelo menos mais uns 20 anos para que a sombra seja suficiente para abrigar-me enquanto matear.

Hoje decidimos pô-lo em definitivo na terra. Desculpamo-nos mutuamente, ele por demorar a dar pinhas e sombra e eu por deixá-lo tanto tempo em vasos e no final do plantio calçamos as luvas e apertamos um dos galhos, mas como se fosse a mão dele. Agradeci pela amizade de 10 anos e rogando que pelo menos eu possa aproveitar um bucadinho de sua sombra.

Enquanto conversávamos um pedaço amarelo de flor desceu em movimentos circulares, até cair próximo de nós. Era um labelo de uma orquídea. Logo localizei-a num galho no alto de um pinus elliotii, primo da araucária, só então reparei que a arvore de mais de 25 metros de altura abrigava mais uma enorme bromélia, além da oncidium amarela. Pronto fui até lá e disse ao pinus que cuidasse bem do pinheiro recém plantado que estava chegando. Cada uma das árvores devidamente adaptadas no nosso meio tem sua importância, o próprio araucaria heterophylla que há no pátio do vizinho do lado, que abriga um enorme ninho de caturritas. As danadas começam a gritar antes do sol raiar, mas é bem melhor que o passar de carros, um atrás do outro.

ItamarCastro
Enviado por ItamarCastro em 14/03/2016
Código do texto: T5573892
Classificação de conteúdo: seguro