TRADIÇÕES DA SEXTA-FEIRA SANTA

É uma das maiores festas cristãs. Neste dia, como manda a tradição, celebra-se a Paixão de Cristo. É dia de respeito, é dia de uma pausa na vida e um momento destinado a uma reflexão de que é a vida. Vida é o momento de estar presente em tudo, em todos os lugares, em vagar na estrada sem fim.

Culturalmente, existem algumas tradições dentro da Sexta-feira Santa. A primeira está ligada à gastronomia. Fazer e comer pratos com peixes, bacalhau, sardinhas e outras espécies tornou-se um hábito deste muito tempo, pelo menos deste o meu conhecimento pela vida, continuo preservando este momento em família. Na quinta-feira santa, ir ao supermercado e comprar o bacalhau, o surubim...

Não se pode deixar de ir à Igreja fazer as orações. Orar, neste dia, é estar mais próximo da verdade e se convida para uma nova reflexão: Amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo com a si mesmo. Assistir às celebrações é uma das boas tradições para este dia.

A segunda tradição é levantar bem cedo e caminhar para as fazendas e sítios. Neste dia, muitos produtores doam o leite às pessoas. Uma tradição bem antiga em sinal de respeito à religiosidade regional. Ir às fazendas e sítios buscar leite é uma festa. Em minha infância, juntamente com minha família, denominei a Sexta-feira Santa como sendo um dia também destinado ao Dia do Doce. Com o ganho do leite, haverá necessidade de fazer o doce de leite, o doce de arroz-doce e outros tipos de doce, dos quais levam quantidades de leite. Conheci uma senhora que dizia: só sairei para as festividades, depois do doce.

A terceira tradição é acompanhar a procissão de sexta-feira da paixão. De roupas apropriadas, chegar cedo ao local da cerimônia, assistir ao sermão da retirada da cruz, participar e acompanhar a via sacra, ouvir a verônica cantar. Com uma vela na mão, acompanhar a procissão do enterro é um dos momentos de muita fé. A banda de música toca marchas fúnebres, um respeito muito forte. De vez em quando, alguma vela cai no chão. Ao longo da procissão é possível ver uma procissão de velas, tão linda, e a movimentação das pessoas.

Enfim, todo cristão tem sua devoção. A religião é uma das peças de sustentação do ser humano. Se não fosse a religião, provavelmente este planeta terra não existiria.

Lembranças todos têm. Basta relembrar no final do dia o que se passou. São fortes as emoções, mas a cada momento são criadas imagens reais do cotidiano. As festas existem para relembrar o que se passou há vários anos. Cultivar as tradições é fundamental para a existência humana. Jamais critique ou faça escárnios das tradições. A história muda a cada momento, a cada dia, a cada década. As pessoas morrem para que os novos possam viver. Cultivar a arte e a cultura é parte essencial do ser humano. Feliz Páscoa.

JOSÉ CARLOS DE BOM SUCESSO
Enviado por JOSÉ CARLOS DE BOM SUCESSO em 25/03/2016
Reeditado em 09/10/2016
Código do texto: T5584672
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.