Um texto que devemos ler e refletir

Dentre os vários textos que estão pipocando nos jornais, li um que me impressionou pela lucidez, honestidade e imparcialidade. É do ator Wagner Moura (Tropa de Elite, Narcos...). Vou transcrevê-lo:

PELA LEGALIDADE

Wagner Moura

"Ser legalista não é o mesmo que ser governista, ser governista não é o mesmo que ser corrupto. É intelectualmente desonesto dizer que os governistas ou simplesmente contrários ao impeachement são a favor da corrupção.

"Embora me espante com o ódio cego por um governo que tirou milhões de brasileiros da miséria e deu oportunidades nunca antes vistas para os pobres do país, não nego, em nome desses conceitos, as evidências de que o PT montou um projeto de poder amparado por um esquema de corrupção. Isso precisa ser investigado de maneira democrática e imparcial.

"Tenho feito inúmeras críticas públicas ao governo nos últimos 5 anos. O Brasil vive uma recessão que ameaça todas as conquistas recentes. A economia parou e nção há mais dinheiro para bancar, entre outras coisas, as políticas sociais que mudaram a cara do país. Ninguém é mais responsável por esse cenário do que o próprio governo.

"O esfacelamento das idéias progressistas, que tradicionalment gravitam ao redor de um partido de esquerda, é também reflexo da dwecadência moral do PT, assim como a popularidade crescente de políticos fascistas como Jair Bolsonaro.

"É possível que a esquerda pague por isso nas urnas das próximas ekleições. Caso aconteça, irei lamentar, mas será democrático. O que estáem andamento no Brasil hoje, no entanto, é uma tentativa revanchista de antecipar 2018 e derrubar na marra, via judiciário politizado, um governo eleito por 54 milhões de votos. Um golpe clássico.

"O país vive um Estado policialesco movido por ódio político. Sérgio Moro é um juiz que age como promotor. As investigações evidenciam atriopelar os direitos consagrados da privacidade e da preseução de inocência. São prisões medíaticas, condenações prévias, linchamwentos públicos, interceptções telefônicas questionáveis e vazamentos de informações seletivas para uma imprensa controlada por cinco famílias que nunca toleraram a ascensão do Lula.

"Você que como eu, gostaria que a corrupção fosse investigada e políticos corruptos fossem para a cadeia não pode se render a esse vale-tudo típico de Estados totalitários. Isso é combater um erro com outro.

"Em nome da moralidade, barbaridades fram cometidas para governos de direita e de esquerda. A luta contra a corrupção foi também o mote usado pelos que apoiaram o golpe de 1964.

"Arrepio-me sempre que escuto alguém dizerque precisamos "limpar" o Brasil. A idpéia estúpida que, "limpando" o país de um partido,a corrupção acabará remete-me a outras faxinas que aconteceram ao longo da história do mundo. Em comum, o fato de toodos os higienadores se considerarem acima da lei por fazerem parte de uma "obre cruzada pela moralidade".

"Você que, por ser contra a corrupção, que um país governado por Michel Temer deve saber que o processo de impeachment foi aceito porcausa das pedaladas fiscais, e não pelo escândalo da Petrobrás. Um impeachment sem crime de responsabilidade provado contra o presidente é inconstitucional.

"O nome de Dilma Rousseff não consta da lista, agora sigilosa, da Odebrecht, ao contrário de muitos que querem o seu afastamento. Um pedidode impeachment aceito por um político como Eduardo Cunha que não fez por dever de consciência, mas por revide político, é teeatro do absurdo.

"O fato do ministro Gilmar Mendes promover em Lisboa um seminário com lideranças oposicionistas,como senador Aécio Neves e José Serra, é, no mínimo, estranho. A foto do juiz Moro com o tucano João Dória em evento empresarial é, no mínimo, ina propriada.

"E se você acha que há algo de tendencioso noseio das investigações, não significa que você necessariamente seja governista, muito menos apoiador de corrupto. Embora a tevê não mostre, há muitos fazendo a mesma perguinta que você"

P.S. Por incrível que pareça este texto foi publicado na FSP.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 30/03/2016
Código do texto: T5589475
Classificação de conteúdo: seguro