O IMPÉRIO DA MENTIRA!

Há muito, nós brasileiros vivemos sob clima de insuportável estresse. Seja pelas dificuldades que temos, uns mais que outros, é óbvio, para sobreviver no país que amamos, na nossa Pátria que vem sofrendo agressões diuturnas em sua dignidade e em sua soberania.

Se pautarmos o termo soberania, que significa ‘conjunto de direitos de um Estado independente’, e que também significa ‘altivez’ em seus desígnios, concluímos que em lugar desses significados etimológicos, vivemos sob a égide da MENTIRA INSTITUCIONALIZADA.

Gostaria muito de estar enganado. Alguns amigos acham que sou exagerado, que minhas análises são ideológicas ou sectárias. Mas eles devem medir que, do ponto de vista ideológico, sempre, desde jovem, venho pautando minha visão de mundo sob o prisma do equilíbrio. Nunca fui afeito a extremismos nem jamais tive ídolos a seguir. Admirar muitos dos antepassados, brasileiros ou não, sempre admirei. Me emocionar com biografias de grandes vultos da nossa história, sempre me emocionei. Isso nada tem a ver com sectarismos vãos, com fanatismos, crenças exacerbadas. Até a Ciência, a meu ver, deve ser acatada e adotada, na perspectiva de avanços que futuramente possam confirmar suas teses e antíteses. Nada é definitivo que não encontre a sua síntese, até que outros argumentos venham a relativizá-las.

Isto posto, quando o Brasil passou para o governo militar com o Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, depositamos nossas esperanças numa transição que nos trouxesse novamente à Democracia que João Goulart e Brizzola queriam transformar em socialismo, nos moldes de Cuba e da então União Soviética.

Para não deixar dúvidas quanto à minha formação, li e reli inúmeros livros sobre Lenin, Stalin, Trotski, Hitler, Mussolini, Winston Churchill, Roosevelt, Ghandi, Martin Luther King Jr., Richard Kennedy, toda a coleção dos ‘grandes processos da historia’, além de conhecer desde os bancos escolares os discursos de Cícero, Catilinárias e as Eneidas, os filósofos Shopenhower, Nietcshe e os grandes romancistas em todos os tempos, a obra grega de Ptolomeu, Heródoto, Platão, Sófocles, etc e entre os brasileiros, posso enumerar uma centena de grandes escritores, podendo exemplificar na obra de João Ubaldo Ribeiro, filósofos, educadores do nível de Anísio Teixeira e do seu discípulo Darcy Ribeiro, economista da altura de um Celso Furtado, juristas da jaez de Ruy Barbosa e um pacifista da estirpe do Barão do Rio Branco, sem falar no maior empreendedor de todos os tempos, o Barão e visconde de Mauá. Entre os governantes, estadistas como Getúlio Vargas com seu populismo barato, mas que trouxe a legislação cada vez mais atual para o trabalhismo e a consolidação da CLT, bem como o aperfeiçoamento do sistema eleitoral, mesmo sendo um ditador por 15 anos. Juscelino Kubstcheck de Oliveira e os grandes brasileiros que conviveram com tais personagens da nossa história, a exemplo de Paulo Brossard, Pedro Simon, Josaphat Marinho e tantos outros.

Isto posto, gostaria de voltar ao início desta crônica que diz respeito ao IMPÉRIO DA MENTIRA.

Está insuportável a vida em nosso país. Depois que o grupo dominante apossou-se do governo federal e dele não quer apear, parece que vivemos um eterno pesadelo. A ‘mentira’ passou a dominar as mentes dos desinformados através da maliciosa estratégia do ‘nós contra eles’ que Lula e Dilma vêm impingindo diariamente pela TV e em atos cada vez mais repugnantes.

O pessoal que assaltou o poder pensa ‘que tudo é deles’. Mentiram tanto, que incorporaram a mentira em seus cérebros como verdade absoluta. Com isso, não quero dizer que o pessoal do PT seja o demônio e aqueles que pensam e agem diferente sejam santos. Não é isso. O que é fato é que os assaltos às estatais, a quebra da PETROBRAS para tais pessoas, não é importante. Segundo dizem, a PETROBRAS vai se recuperar. Pois bem, torcemos para que se recupere. Torcemos para que o Brasil se recupere. Lógico que um desmatamento pode levar cem, duzentos anos para que a floresta se regenere, se houver ‘um basta’ na agressão. E é por isso que a Democracia tem em seu pilar mais forte, a alternância no poder. O fruto verde fica de vez e amadurece. Depois apodrece. E é isso que acontece com o país e a mente daqueles que, intelectuais ou não, não desejam e nem querem perder as tetas da mamãe pátria. Segundo está em voga eles pensam que a PETROBRAS é deles, que o Banco do Brasil lhes pertence, que o BNDES é deles, que a Caixa também lhes pertence. Muitos pensam que as Leis da Cultura e as verbas lhes foram destinadas porque eles são os escolhidos. Não é verdade. As verbas são do povo e pertencem a todos os brasileiros. Pensam que a Casa da Moeda é deles e que os Palácios lhes pertencem. Tanto é que até os pavões do ‘Planalto’ foram parar no sítio Santa Bárbara, em Atibaia.

Se o processo de impeachment lograr êxito, vamos ter que reiniciar este grande computador chamado Brasil. Caso contrário, não sabemos até onde a incúria e a insensatez podem nos levar.

O IMPÉRIO DA MENTIRA tem que ter um termo. E vamos recomeçar das cinzas, enquanto não formos todos, ’nós e eles’, meras cinzas funéreas.

Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 02/04/2016
Código do texto: T5592517
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.