UM JACU COM UM CATETER NO BUCHO

-era uma vez um convênio médico-

Perdi as contas de ter no bucho um cateter, mas algumas vezes foi retirado numa semana, no máximo em quinze dias. porém após passa por três procedimentos cirúrgicos em ambos os rins, desta vez no dia 24 de março completou quatro meses.

De certa forma eu me sentia confortado por ter um convênio médico com a MedPorto, isso desde 1997, na época em que trabalhava no SAEF, autarquia municipal. Depois a gestã Cidadã passou o SAEF, concessão para Foz do Brasil.

Para a minha surpresa fiquei sabendo da extinção do convênio médico pela internet, isso no dia 30 de dezembro de 2015, que foi um belo presente de natal.

O médico urologista prestador de serviços junto a MedPorto fez um encaminhamento para o Hospítal São Luiz, Ribeirão Preto. Sendo que um dos diretores da MedPorto ligou para o médico urologista dizendo que em Porto Ferreira tinhamos um médico que resolvia essa questão no Hospital Dona Balbina, e me indicaram o referido médico.

Na primeira consulta o novo médico solicitou vários exames, que foram todos realizados, e no retorno é que fiquei sabendo que tinha que pagar aproximadamente R$ 4.500,00. Já no terceiro procedimento efetuei o pagamento de R$ 1.600,00, até então nunca foi cobrado, foi cobrado sim alguns cateteres, na faixa de R$ 400,00 e o último R$ 160,00.

Fiquei mais perdido do que "cego em tiroteio" quando soube da extinção do convênio, fato que procurei o Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal de Porto Ferreira, que agendaram uma consulta no prazo de uma semana, menos mal. Ao pessoal do Departamento de Sáude agradeço pela solidariedade.

Consultando no SUS, por sorte era o mesmo médico do convênio, sabedor de todo meu histórico de saúde. Disse ele que no Hospital Dona Balbina não podia realizar mais esse procedimento por não ter equipamentos, tipo raio laser.

Ele me encaminharia para um hoispital do SUS, talvês na cidade de Américo Brasiliense, mas tinha conversado com um amigo de São Paulo, achei melhor tentar resolver no Hospital dos Rins, que não tive exito, disseram que "nefrologista cuida dos rins" - e quem cuida do "encanamento dos rins é urologista".

Daí começou uma nova peregrinação pró-saúde, tentei resolver a questão em vários hospitais de São Paulo e também na região do ABCD. Primeiro estive no Hospital do Ipiranga, apenas fiz alguns exames, tais como, exame de sangue, de urina e raio X, já ajudou muito.

Tentei resolver nos Hospital das Clínicas, mas nem entrei no hospital, disseram que o agendamento é feito pelo Departamento de Saúde de Porto Ferreira, e daí fiquei arrepiado, não consegui segurar e a urina veio pé abaixo... Agora na companhia da minha sobrinha Daniele vamos pegar o Metrô, retornar pra casa de minha mãe, mesmo todo molhado, que vergonha...

Minha cunhada Dra. Ednea Silva Oliveira sugeriu que fosse no Quarteirão da Saúde (Diadema), foi rápido o atendimento e o médico indicou o Hospital Mario Covas em Sto. André. Achei que resolvia, nada... Retornei a um Posto de Saúde de Diadema, que me indicaram o Hospital de Diadema (Piraporinha), devido o meu estado de sofrimento com o cateter no bucho, também me atenderam rapidamente.

Lá vou pra enfermaria lotado de pacientes com vários tipos de problemas de saúde, desde bebida, droga e acidentes de trânsito. Fiquei numa maca bem próximo da porta de entrada da enfermaria, e lá vem injeção nas nádegas, soro etc.

Quando menos espero chega uma marmitex quentinha, depois um suco. Depois de saborear a bóia, me levaram para o 3.o andar. Menos mal, comigo eram quatro pacientes. Mesmo com o cateter no bucho, ainda assim eu era o menos mal, comparando com os demais pacientes enfermos.

E vamos tomado injeções, soro, e aguardando o médico clínico. Eram 7:hs00 da manhã chega o médico, me questiona sobre o cateter dizendo que neste hospital é mais para atendimento de urgência, e porque não tiraram esse cateter onde foi colocado. Tive que explicar ao médico que o meu convênio tinha sido extinguido, quem sabe por problemas "políticos", quem governa a cidade de Porto Ferreira é do PSDB, e a diretora do Convenio MedPorto era petista, e pretendia sair candidata a prefeita em 2012. Disse o médico do hospital, amanhã vem ao hospital o médico urologista para fazer uma avaliação do seu problema, tudo bem. Tudo bem respondi...

De fato, o médico urologista chegou as 7:hs00 em ponto, e explicou dizendo que eu teria que fazer vários exames, tais como tomografia, raio x excletora. Fiquei imaginando, ficar aqui no hospital quinta, sexta, sabado, domingo eu vou ficar pirado. A disputa para usar o banheiro virou uma loucura, três pacientes usando a todo momento, quase que tinha que disputar no palitinho, quem seria o primeiro.

Uma das enfermeiras é casada com um ferreirense, acho que ficou sabendo que a EPTV me entrevistou, e passou a me tratar como artista, e na minha alta recebi vários beijinhos delas. Que brincou comigo dizendo que não podia abortar o cateter por ser prematuro, apenas quatro meses. Próximo tinham dois soldados da PM, vigiando uma pessoa no quarto ao lado por ter levado cinco tiros, não sei bem ao certo parece que o individuo foi assaltar alguém e se deu mal.

Finalmente a enfermeira agendou uma consulta para o dia 31 de Março de 2016 no Hospital "Quarteirão da Saúde", quem sabe desta vez retiram o cateter e também o cálculo que está no gatilho. Enquanto isso, vou suportanto a dor, e quando arrepia lá vem urina pé abaixo.

Tangerynus
Enviado por Tangerynus em 02/04/2016
Código do texto: T5593141
Classificação de conteúdo: seguro