3 MATUTANDO

3 MATUTANDO (a sombra do coqueiral)

- Os patrocínios é que sustentam todas as iniciativas artísticas, culturais, esportivas e, em alguns países, a pesquisa científica, desde que alguém inventou uma dessas atividades. Porém nem tudo e nem todos conseguem ter seus mecenas/patrocinadores e hoje tudo parece mais difícil, pois as trocas e as vantagens, muitas vezes, têm dois pesos e duas medidas e critérios tão esquisitos e mais complicados dos que as tais de leis de incentivo a isso e a aquilo. Pois um dos mais importantes sites de noticias de nossa internete brasileira, o NoMinímo, sai do ar por falta de patrocínio, dizem seus organizadores. O NoMinímo tinha mais de 3 milhões de acessos mensais, um fenômeno, e uma excelente mídia, do ponto de vista comercial dos patrocinadores que não apareceram. Há quem aponte a falha da turma do comercial do site, já que jornalista não sabe administrar e ganhar dinheiro indo atrás de patrocinadores. Isso é, evidentemente, uma meia verdade somada à fogueira das vaidades que queimava por lá. Estranho isso! Mais do que a falta de patrocinadores, para muitos atletas que não vão participar do Pan-americano do Rio, para bancar os custos com treinamentos, roupas, equipamentos, médicos e alimentos...marqueteiros da hora dizem que é porque “não há retorno institucional e não agrega valor ao produto”! Há, bom!!!

**********************************************************************

- Falando em patrocínio esquisito lembrei do filme Carlota Joaquina que conta a história da chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil Colônia. Pois o Rei, Dom João VI, é avacalhado no filme por seus modos e métodos de reinar...sujo, porco,comilão,preguiçoso. Patético. Porém, em 1808, Dom João VI pretendia criar uma industria brasileira de manufaturados com isenção de impostos para importadores de matérias primas e para exportadores de produtos industrializados com o suporte de financiamentos bancários.O patrocinador do filme, Carlota Joaquina, foi o Banco do Brasil, fundado em l808 por....ele Dom João VI. Esquisito isso!

**********************************************************************

- Minha filha estudava a pré-história. Pediu minha ajuda pois algumas afirmações a respeito do homem (pré-histórico) não faziam muito sentido para ela. Fui ajudar, fiz o que pude para ajustar meus esclarecimentos à história oficial que ela estudava, com visível desconfiança. Não disse a ela (ainda não, por enquanto) que pré-história não existe; nunca existiu. É como afirmar que pré-oxigênio é uma substância onde habitavam os seres vivos antes de haver oxigênio. Portanto a pré-história deve ser o período onde as pessoas viviam antes da existência da história. Que coisa, heim!!

**********************************************************************

- Altos índices de aprovação (50%) e de confiança (61%) dão ao presidente Lula bons motivos para comemorações.

Na pesquisa anterior a satisfação do povo com o combate a inflação era de 45%. Nesta última subiu para 50%.

Combate ao desemprego: de 40% para 45%

Programas sociais (saúde e educação): de 52% para 55%

No combate a fome e a pobreza: de 53% para 58%

Combate (!) ao meio ambiente: de 41% para 50%

Taxa de juros: de 31% para 37%

Segurança pública: de 32% para 37%

Com relação aos impostos: de 26% para 27%

O preço dos alimentos e dos serviços sobe todos os meses, assim como o dos planos de saúde,dos medicamentos, das tarifas de transporte coletivo. Os juros continuam sendo os mais altos do mundo, o sistema educacional e de saúde pública é simplesmente caótico; nenhuma obra de porte esta sendo realizada e a crises éticas e morais em todos os setores da República são destaque na imprensa tanto quanto a falta de segurança em qualquer cidade.

Comparando esses altos índices de satisfação, com a pesquisa anterior, acho que alguma coisa está errada; ou alguém está. Ou alguém está mentindo: os entrevistados para os entrevistadores. Ou então, tá todo mundo fingindo. Pergunta-se: seriam terráqueos os entrevistados, ou seriam todos habitantes do oeste de Plutão?

“O ano está 2007 sendo muito bom” - diz Márcia Cavallari diretora do Ibope. “A aprovação ao Presidente vem, na verdade, da percepção do cidadão sobre sua vida no dia-a-adia. É a experiência vivenciada em sua vida (sic)” Experiência vivenciada em sua vida? E onde mais se “vivencia” alguma coisa? Que maravilha!

**********************************************************************

- Falando nisso, e pra quem gosta de detalhes inúteis, as Sete Novas Maravilhas do Mundo estão assim localizadas: três nas Américas (sendo duas na América do sul); três na Ásia e apenas uma só na Europa. Não sei o que isso significa, porém as Sete Antigas Maravilhas estavam todas nas terras em volta do Mediterrâneo. Elas foram relacionadas entre os anos de 120 e 150 a.C. não se sabe exatamente por quem, mas acredita-se, ou atribui-se, ao escritor grego Antípatro. A UNESCO que é quem cuida dessas coisas de patrimônio mundial, declarou que não tem nada a ver com essa promoção organizada pelo cineasta suíço Bernard Weber. Um dos diretores da UNESCO, Christian Manhart ressaltou o caráter midiático da iniciativa, acrescentando que lamentava que só fossem sete, as maravilhas. Disse que esse número era adequado para a antiguidade porque o mundo antigo era muito menor do que o atual. A UNESCO já havia se desligado oficialmente dessa promoção midiática no dia 20 de junho, declarando não ter nenhum tipo de relação com o Mr. Weber.

A questão é que essas novas 7 Maravilhas são porque são, e pronto; só isso e nada mais. O que a UNESCO define como Patrimônio Mundial, pode ser uma floresta, um lago, uma montanha ou um edifício apenas ou uma cidade inteira. A idéia é catalogar e preservar esses locais por sua excepcional importância e que sob determinadas condições, podem receber dinheiro do World Heritage Fund, para conservação e preservação. São 10 os critérios – 6 culturais e 4 naturais - usados pela UNESCO para determinar o que é um Patrimônio Cultural; e entre eles “representar uma obra-prima do gênio humano” define se um sitio (monumento ou edifício) é considerado Patrimônio Cultural, que são 222 em todo o mundo. Três deles estão no Brasil; a cidade de Ouro Preto, o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, esses dois em Minas Gerais, e o Plano Piloto de Brasília. Bem, com toda a alegria brasileiramente estufando meu peito varonil, com a eleição do Cristo Redentor, também acho que ele não obedece os critérios da UNESCO.

**********************************************************************

- Os Romanos (da República e do Império), que achavam que os “bárbaros” era o resto do mundo, executavam qualquer um por vários motivos. Desde que não fosse cidadão romano, quem infringisse alguma lei era crucificado ou morto de outra maneira. A pena de morte sempre foi a punição por excelência de todos os povos e de todas as civilizações. Sou contra a pena de morte pois sou a favor de trabalhos forçados. Quem morre não sofre e nem sente nenhum arrependimento depois de morto, acredite! Ponha o estuprador, o assassino, o seqüestrador, o ladrão, o traficante e...a lista pode ser longa...no fundo de uma mina de carvão em Santa Catarina, por exemplo, por uns 10 anos apenas; sem banho de sol, sem progressão da pena, sem visitas (“sala de visita íntima” em presídio é tão hipocrisia da promiscuidade, como eram os cabarés exclusivamente para padres em Roma da Idade Média), telefone celular e visita de advogado, e em 10 anos a criminalidade diminuiria suficiente. O suficiente, sim, porque acabar com os criminosos do planeta é impossível. É como querer acabar com as tempestades. Não se pode acabar com elas; elas são da natureza. O crime é da natureza humana.

Na China, o Chefe da Administração Estatal de Alimentos e Remédios, um cargo correspondente ao de Ministro, foi executado nessa terça-feira, depois de ter sido condenado por corrupção. Zeng Xiaoyu recebeu, ao longo de 10 anos, US$ 832 mil, uns R$ 1,6 milhão de subornos para liberar alimentos e remédios sem nenhum controle de qualidade, aprovando remédios falsos e documentos fraudulentos de 8 empresas farmacêuticas. Entre esses remédios um antibiótico matou 10 pessoas., um xarope contra a tosse matou 100 pessoas no Panamá e nos Estados Unidos uma ração contaminada matou animais domésticos. A execução de Zeng não elimina a fraude , nem os corruptos, nem os subornadores; mas diminui muito essa prática. Esse é porém, um lado da questão. O outro é comercial; o mercado mundial está pressionando o governo chinês com ameaças que poderão afetar a venda de seus produtos e causar prejuízos de milhões de dólares. Matar Zeng limpa a imagem e dá a impressão de que a China está combatendo a corrupção com sucesso. “O país está em desenvolvimento a supervisão de alimentos e remédios começou tarde na China e seu funcionamento apresenta falhas. Por isso não podemos ser otimistas sobre a segurança alimentar e de remédios”, foi o que disse um porta-voz oficial, Yan Jiangyping. Pois então que a morte do infeliz do Zeng não seja em vão!

CESAR CABRAL
Enviado por CESAR CABRAL em 10/07/2007
Código do texto: T559429
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.