C
ada um sabe a dor e a delícia de ser o que é(EC).


 
 
“Não me venha falar da malícia
De toda mulher,

Cada um sabe a dor e a delícia
De ser o que é
 
Não me olhe
Como se a polícia andasse atrás de mim...
Cale a boca,
E não cale na boca, notícia ruim”
- Caetano Veloso, Dom de iludir.


 

 
                    
 
         Quantas interpretações cabem nesse trecho tão sensível da música de Caetano?
         Entre tantas que retratam as questões da luta feminina contra um rol de ações e políticas ditas públicas que violentam os seus direitos, vejo um outro olhar, também negativo, o olhar preconceituoso contra os direitos e liberdade individual de cada um, ser humano.
         Não só olham como pensam e agem, ainda que de certa forma, velada, aqueles que desconhecem, ou não aceitam, se incomodam com as escolhas, no que se refere à crença, orientação sexual, estado civil ou descriminam raça, padrões sociais, faixas etárias, limitações por problemas de saúde, padrões de beleza e forma física, estruturas familiares,
naturalidade e nacionalidade e outras situações onde há um enquadramento natural.
         Recebemos olhares indagadores e até mesmo somos questionados simplesmente porque vestimos isso, usamos o cabelo assim, tatuamos aquilo. A nossa vitrine pessoal é razão de provocações, mesmo que não tenha sido, ou não seja essa a nossa real intenção.

         No fim das contas, tudo é razão de algum preconceito, dos mais leves aos mais aterrorizadores e vergonhosos. E cada vez que nos calamos,
é como se assinássemos um atestado de que, as ditas “diferenças” são um erro, um desvio, uma anormalidade, ou até mesmo uma anomalia.
          Sofre-se preconceito, constrangimento em qualquer lugar, em qualquer dia ou hora, por parte de pessoas desconhecidas e também, por parte de amigos, colegas de trabalho e na própria família, assim como atinge as mais diversas camadas da sociedade,
indistintamente.
         Segundo alguns estudiosos, o preconceito nada mais é do que um sentimento desenvolvido que se apoia em uma suposta verdade. Outros conceituam como uma forma de pensar, de existir no mundo, e que exclui todas as demais que contrariam a quilo que entendem como certo.

         Penso que o preconceito se traveste de verdade,
a nossa verdade, aquela que aprendemos ou por ensinamento ou por convivência, dentro de padrões limitantes, e está diretamente relacionado com os conceitos de certo ou errado, conceitos estreitos, antigos que só alimentam o preconceito.
 
          Preconceito e agressões – Na maioria das vezes as agressões acompanham o preconceito, e vão desde as formas mais sutis, com as mais constrangedoras e desrespeitosas,
causando lesões de ordem emocionais, que podem levar a baixa autoestima, depressão e muitos outros danos morais, físicos e psíquicos.
         É necessária uma reflexão e uma reação conjunta da sociedade em todas as suas esferas políticas e sociais, comunidades, escolas, para que repercutam o quão ruim para o desenvolvimento saudável de uma sociedade é o preconceito.

 


“O preconceito prepara a ação de exclusão do mais frágil, por aqueles que não podem viver a sua fragilidade, em uma cultura que privilegia a força- Crochik 1995”.
 

 
                          
 
 
*****

Este texto faz parte do Exercício Criativo - Você É Preconceituoso?
Saiba mais, conheça os outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/voceepreconceituoso.htm

 


 
                
 
Roseane Namastê
Enviado por Roseane Namastê em 11/04/2016
Código do texto: T5601740
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.