JOSELITO - A SAGA CONTINUA

O tempo passa e a infância de Joselito também. O menino que distraia-se com a tropa de ossos, cuja brincadeira nos terreiros do sitio e que preenchiam a ausência do pai, ingressa no grupo Escolar e outro universo apresenta- se para ele. Conhece outros meninos, que lhes ensinam uma nova brincadeiras: O jogo de bolitas.

Entristece-se o menino nesse momento, pois não tem o dinheiro, para então e junto com os colegas fazer as compras das bolitas e das balas no armazém do "Seu" Zéca. Não tem também coragem de pedir à mãe, que já tem todas as despesas com material escolar e uniforme.

Joselito toma conhecimento da importância do "vil metal". Estava o menino fazendo estas constatações quando vê surgir na estradinha de chão batido e vindo da costa da serra, um carroceiro, que embora já velho, do alto de sua carroça, grita: '..Compro ferro velho e osso". Os olhos do menino brilham. Vê ali a possibilidade de ganhar uns vinténs, que juntos vão formar os valorosos "mil reis".

O menino decide-se. Pede a mãe um saco de pano e coloca ali, amontoados e junto a outros ossinhos, o boi Teimoso e vaca Estrela. Joselito vai vender sua tropa de osso!!

Saco nas costas, Joselito segue pelos arredores da velha Timbaúva, não a procura de ferro, mas sim de ossos, pois ele sabe

muito bem onde os encontrar. Esse conhecimento ele aprendeu com o irmão mais velho, nas lidas com o gado. Aprendeu que ao olhar o ceu e ver a presença de corvos sobrevoando um local, significa que há ali algum animal morto. Descobriu então, ser esses locais uma mina de ossos!!!

. Dessa forma, Joselito conseguia o dinheiro necessário. E aprendia também que, o que significava perda para o dono do animal morto, representava a sua possibilidade de ter o dinheiro necessário para comprar novos brinquedos, abandonando de vez a velha tropa de osso.. Tristeza de uns alegrias de outros. É a roda da vida, é a lei da vida!!!

CEIÇA e Sergio Padilha
Enviado por CEIÇA em 15/04/2016
Código do texto: T5606531
Classificação de conteúdo: seguro