Uma Simpática Anciã

O escritor francês Bernard le Bovier de Fontenelle, numa de suas célebres frases, disse que “o segredo de sua idade é o único que as mulheres sabem guardar toda a vida.” Numa determinada época, isto se aplicava entre as mulheres ainda solteiras, quando a sociedade admitia certos paradigmas, como a idade limite para o casamento, a partir da qual se diria que a mulher já estava no caritó. Entretanto, ainda hoje isto se aplica a essa simpática anciã, já com filhos sexagenários, mas, algumas vezes, confundida como irmã dos próprios filhos, pela sua maneira de se apresentar, sempre jovial e elegante, compartilhando alegremente com todos os presentes em determinados eventos, não dispensando um brinde com um copo de champanhe, vinho, cerveja ou uísque, conforme a ocasião. Em encontros familiares, também já tive a oportunidade de com ela brindar, compartilhando da alegria do evento, a exemplo de aniversários, Natal, Reiveillon, entre outros. No mais recente deles, estava ela ladeada do filho e a nora, quando um dos presentes, não muito familiar ao casal, perguntou-lhe: “você é irmã dele ou dela?”

E ela, com uma gostosa gargalhada, respondeu: “sou mãe dele e ela é minha nora.”

Imagine a sua satisfação em assim ter sido confundida, pois, mesmo na atualidade, ainda prefere manter o segredo de sua idade, conforme já dizia o escritor ainda no século XVIII.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 20/04/2016
Código do texto: T5610592
Classificação de conteúdo: seguro