ADORÁVEIS VIZINHOS
(fotos do autor)
2014
Primavera no Sul.
Manhãs cheirando a junquilhos,jasmins , acácias...
Os charcos abrindo-se em sorrisos de margaridas
 campinas exalando à mel nas floradas dos "catiúns".

Gorjeios,zumbidos...
Sabiás rasgando no bico auroras com céus de caqui.
Depois...
Lacrando tardes amenas incensadas a fumaça e flores.

[Sabiás abrem suas cantilenas em meados de outubro (época do acasalamento),prosseguem até janeiro e ,apartir daí, se calam.Em nossa região a espécie praticamente desaparece.Há quem afirme que estas aves migram para outras regiões,só retornando na proxima primavera]
Ao redor do muro, a
pouco mais de um metro da janela de meu quarto,um pé de "Hibisco".
Entre os galhos, um ninho.


Adoráveis vizinhos edificaram sua morada tão perto de nós que,caso alguma das partes precisasse emprestar acúcar,bastava tão somente estender o braço e alcançar a xícara.
De início estavam meio arredios,mas com o decorrer do tempo,foram ficando "espaçosos",despertando-nos às quatro da madruga e até fazendo pôse quando percebiam-me de câmera em punho.
No curto espaço de nossa vizinhança,pude constatar que o cantor era o macho.A fêmea mantinha-se calada.
Pousado num galho de uma árvore proxima ao ninho êle cantava o tempo todo enquanto a fêmea chocava os ovos.
Aprendi, ser a cantoria (um tanto exagerada,ainda que bela) uma forma de desestressar a fêmea no período de incubação.
Quando nasceram os filhotes,o casal desdobrava-se na busca de alimentos e a cantilena do "paizão" tornou-se mais intensa.
Aprendi,ser a cantilena,uma forma de ensinar aos filhotes como proceder em suas  fases adultas.
Mais tarde,constatei a aflição do casal quando a prole bateu asas.
O Hibisco,proximo à janela, ganhou novas ramagens,ficou mais robusto.
Tomara! Na primavera,retornem nossos adoráveis vizinhos.

Joel Gomes Teixeira