Com o Tempo os Caminhos se Abrem

O Tempo e os Caminhos que se Abrem

O passar do tempo nos faz cada vez mais observadores da vida. Infância e mocidade, olhos cheios de ilusão, pois as alegrias e o otimismo que captávamos superavam as preocupações e as tristezas surgidas. Mas computávamos tudo em nossa alma, embora as ilusões nos fizessem crer que conosco não seria daquele jeito, ou melhor, nem tanto. Com a caminhada e o amadurecimento a vida volta a nos mostrar tudo que passamos , realizamos ou deixamos de realizar. É o passado que vem com todas as vivências marcadas, bem alojadas na alma, mostrando o que vimos e o que deixamos de perceber, esfolando nossa existência forte e impiedosamente. Passamos a acreditar no inusitado, no surpreendente, no fantástico, no maravilhoso, naquilo que achávamos impossível, nos momentos simples e ternos da vida, e também,( poxa!) vemos que temos de entender também o terrível mal que existe no mundo atropelando a jornada de todos nós viventes.

Quantos caminhos abertos pelo tempo que, muitas vezes, nos coloca em encruzilhadas difíceis de serem decididas! E a vontade de esmorecer, jogando tudo para o alto, ameaça tirar-nos a certeza de que temos de seguir na luta e na retidão, na vontade de sermos honestos e defensores da dignidade e do bem. Mas lutar por isso hoje também tem se tornado muito difícil. Daí pensar:- Ou melhor seria que fôssemos simples andarilhos? Sem compromissos ou obrigações, entregues ao inusitado destino de sempre caminhar, sempre em frente, experimentando o mundo e suas intempéries, isentos dos compromissos, preocupações, convenções e deveres? Andando, andando, sendo que qualquer rumo tomado poderia nos servir de satisfação, numa inclemente sina de desfrutar uma egoísta e alienada liberdade. Numa existência que poderia até se chamar de sábia e complacente com nós mesmos. Tudo dentro da uma demência leve e satisfatória. Sem necessidades de mostrar ou provar valores, dedicação, trabalho e honestidade àqueles que pouco estão se lixando pra isso. Mas o pior é que eu não consigo deixar de me lixar.

Evane
Enviado por Evane em 21/04/2016
Código do texto: T5612163
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.