NO SENTIDO DA PALAVRA
Crônica de:
Flávio Cavalcante

     

     Cada um tem uma forma se comunicar com outrem. Ambas mensagens podem ter a mesma intenção de conteúdo, mas, a maneira que é passada pode distorcer completamente o sentido do que se quer transmitir. É importante transmitir a palavra com a máxima perfeição possível para não ter dúvidas e disse me disse. A forma de conduzi-la pode modificar totalmente uma situação.
 
     Uma palavra que perde o sentido pode causar danos irreparáveis na vida de outrem e na sua própria vida. A arte de transmitir a palavra é maléfica e benevolente ao mesmo tempo. Depende da forma de transmissão. O emissor obrigatoriamente tem que fazer chegar a mensagem ao receptor da mesma forma que se pretende que ela chegue. A sensibilidade do ouvido do seu humano é falha e pode mandar para o cérebro a mensagem distorcida e ele pode entender de forma completamente errônea. Quantas vezes não transmitimos uma determinada mensagem para várias pessoas diferentes. Certamente a última pessoa a adquirir a informação dará uma conotação literalmente distorcida e há casos que se conta até uma história de como ocorreu o que na realidade nada daquilo é real.

     Há casos de mensagens transmitidas através da escrita que basta mudar a posição de uma simples vírgula para mudar completamente o sentido do conteúdo. Um exemplo claro e notório. Um comandante de um quartel de uma cidade de interior do Nordeste ordenou um soldado telegrafista que passasse a mensagem para os seus subordinados que estavam caçando um delinquente fugitivo e na mensagem escrita pelo comandante dizia que prendesse o delinquente. “PRENDA, NÃO MATE O DELINQÜENTE”. Não se sabe se por erro do soldado que transmitiu a mensagem ou propositadamente. Ele passou o recado. “PRENDA NÃO, MATE O DELINQÜENTE”.  Os subordinados do comandante acharam estranho o recado mas não ousaram desobedecer às ordens do superior. Mataram o malfeitor e o comandante foi punido por assassinato.

     Aqui é um exemplo dentre um mundo de outros exemplos da forma de comunicação. A riqueza da comunicação através da escrita não pode haver erro e está nas duas vertentes do bem e do mal.

     A forma de se expressar é uma arte na expressão da palavra. Não basta somente transmitir a mensagem mas tem que carregar o talento para que o conteúdo dessa mensagem chegue aos ouvidos do receptor da forma desejada e sem atropelos. Assim, com essa preocupação dificilmente haverá erro e a mensagem transmitida será recebida com toda veemência que se deseja.

     O erro linguístico pode mudar completamente o sentido da mensagem e isso pode doer moral, cultural e intelectualmente para toda a eternidade. O que se aconselha. É melhor pensar antes agir. O sentido da palavra pode dar uma conotação diferenciada num simples piscar de olhos e depois não vai adiantar chorar o leite que já foi derramado.
 
 
Flávio Cavalcante
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Flavio Cavalcante
Enviado por Flavio Cavalcante em 23/04/2016
Código do texto: T5613622
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.