A TRUTA
 
Uma grande tristeza me invadia ao ver você, já bastante surdo, fazendo grande esforço para ouvir aquelas sublimes melodias de que tanto gostava.

Um acidente na Academia Militar de Agulhas Negras, quando um cadete deixou cair uma mina, que explodindo matou a ele e alguns de seus colegas, deixou outros tantos feridos graves.

Você ficou com muitos estilhaços pelo corpo, mas o que de pior lhe aconteceu foi a perda de audição de um ouvido e o comprometimento do outro. Algumas cirurgias foram feitas, mas você nunca mais voltou a ouvir como antes. E era tão jovem ao tempo do acidente... Os aparelhos auditivos foram de alguma ajuda, mas na velhice o problema se agravou.

Tudo o que sei sobre música clássica aprendi com você, que não era músico mas tinha um vasto conhecimento e raro gosto por ela. Lembro-me de que suas preferidas eram as Sonatas de Beethoven. Uma ironia da vida, pois Beethoven ficou surdo e sentia-se muito angustiado por não poder ouvir suas magistrais composições.

Hoje, coloquei para tocar “A Truta”, quinteto para piano de Franz Schubert, uma das composições de que mais gosto. Meus olhos se encheram d’água e uma enorme saudade me invadiu. Lembrei-me de você meu companheiro, que não está mais aqui mas que me deixou seu legado de conhecimento e amor.

Costumávamos ouvir juntos essas músicas, que sempre estiveram presentes em nossas vidas.

 
Aloysia
Enviado por Aloysia em 23/04/2016
Código do texto: T5614063
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.