ESTILO "REPOLHO"

(Diário de minhas andanças)

7:30 da manhã...Eu no trecho.
(Depois de quase "no bico do corvo",eis que sou reinserido ao mercado de trabalho.)
Estou me sentindo feliz com a nova etapa, ainda que isso implique em alguns relatórios do porquê? Voltar a trabalhar a esta altura do campeonato.
Como não sou do tipo "Barrados no baile" (da canção do Eduardo Duzek),deixo em veremos os curiosos.
"Tô porque tô" e cest fini.
Mas,voltando ao início:
Manhã gelada em Irati.A primeira frente fria veio com força total.O sol ainda não havia  dado o sinal da graça e um vento cortante reforçava a sensação térmica,fazendo com que os 8 graus matinais parecessem algo em torno de uns 3 ou 4 graus.
No melhor estilo "repolho",sentia-me à vontade.A minha porção pinguim é chegada a um friozinho básico.
À quem desconhece,segue aqui uma pequena listagem dos componentes do famoso estilo repolho:
Camiseta, blusa de lã, japona,ou sobretudo.Êste último é sempre um luxo! Particularmente, adoro esta peça,embora os dois de que disponho já estejam pleiteando uma aposentadoria.
Mas, combinados com algumas cores de camisa ou blusa ainda dão uma " meia sola".
Sob a calça de jeans,aconselha-se o uso de um moleton,preferencialmente peluciado.
Dois pares de meia, sobrepostos , um bom tênis ou botina, luvas,cachecol e à quem aprecie,um gorro de lã.
Este ítem eu dispenso.Acho horrível e prefiro expor ao sabor dos minuanos a minha grisalha cascata.
Taí o que nos torna "repolhos",uma vez que ao retornar pra casa,vamos aos poucos "nos desfolhando".
18:40 da tarde.
A cidade encolhe-se friorenta sob céus de caqui.Repolhos,pipocam pelas calçadas iratienses, nas mais variadas espécies:Repolhos rechonchudos,e aí eu me incluo,repolhos "light" ,(aqueles "abençoados" que comem tudo o que vêem pela frente e não engordam),repolhos estilosos (com grifes de dar inveja),repolhos standart (com umas blusinhas surradas,devo estar neste grupo) e,vez e outra, algum rebelde,rôxo de frio,"se achando!",numa caminhada usando bermuda e camiseta.
O Toque mágico fica sempre por conta das "repolhas",com suas botas de salto e cano alto,casacos abertos abanando-se ao vento,cabeleiras ligeiramente prêsas à bôinas coloridas,echarpes escandalosamente belas,bolsas e aqueles perfumes que vão deixando rastros irresistíveis pelo caminho.
A cidade sob as primeiras luzes,o vento gelado,o plac plac dos saltos,as colinas delineadas em ouro e a certeza de geada ao amanhecer,quando "repolharemos" novamente.

PS.Chego em casa e,logo ao portão,um cheirinho delicioso invade-me as narinas,atiça-me o paladar.
Na cozinha,Polaca dá o toque final à comidinha que combina com o frio reinante.
Levanto a tampa da panela ,incorporo o recantista Dartagnan Ferraz e comento entusiasticamente:
-Uau! Xerém com frango ao molho! Isso merece até um vinhozinho básico.
Ao que ,ela, que nem imagina o que seja "xerém",corrige-me meio espantada:
-Credo! Não sei do que você está falando.Isso aí é apenas:
Quirerinha de milho branco com molho de galinha.
-Xerém! Polaca...Xérém...


As  fotos  ilustrativas são  de autoria de  meu  amigo Orlando  Azevedo.Imagens  captadas  numa manhã de  inverno Iratiense em 2015.