PERFIL DE MÃE

Prof. Antônio de Oliveira

antonioliveira2011@live.com

Mãe. Arrogante, displicente, indiscreta, insensível, irresponsável, irreverente, omissa, parcial, possessiva, pusilânime,subserviente, superprotetora. . Recuso-me a ratificar esses adjetivos por não se harmonizarem com o verbete e por incompatíveis com o “perfil de mãe”.

Mãe. Através de seu substrato diáfano de heroína do dia a dia transparecem principalmente verbos de ação: conceber, gerar, dar à luz; aconchegar no aconchego tépido do útero, na alma e no coração,sem abrir mão da sensatez e da razão; amamentar;trazer ao colo, aninhar nos seios, ninar, afagar, acompanhar sem dominar,aquecer com calor humano, balbuciar uma oração, uma ária; cantarolar canções de ninar, caminhar lado a lado, dar a mão, compartilhar,dialogar,participar, dizer adeus sem endeusar nem endeusar-se, estender-se sem estender superiormente o beija-mão com anel de rainha. Iniciar historinhas com “Era uma vez...” e concluí-las:“E foram felizes para sempre”. A vida não passa de um conto de fadas.

Mãe. Substantivo feminino. Feminino de intuição, magnanimidade, leniência sem condescendência, bravura sem braveza; generosidade sem manipulação, doação sem cobrança. Tudo isso no bem-querer sem maldizer, e no amor cuja medida de amar é amar sem medida.

Mãe. Realidade de carne e osso, um ser endeusado, mitificado, romanceado, cantado e decantado em prosa e verso, industrializado, comercializado, xingado. Sobretudo a mãe do juiz de futebol e, hoje em dia, a mãe de político corrupto. E haja palavrões.

Mãe. Tão somente mãe. Em uníssono. Palavra plena,alimento, oração,ação.

Mãe.Profilaxia e terapia, em cujos braços sente-se estranha felicidade.

Mãe. Abrigo, afago, carícia, carinho, cuidado, desvelo, meiguice, mito e realidade, esposa e mãe, gotejar de leite e mel.

Mãe. Cantando espalharei por toda parte minha homenagem, “se a tanto me ajudar o engenho e arte”. A hora é agora. No seu dia, Dia das Mães. Um beijo. Ao vivo, distante, ou saudoso.

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 02/05/2016
Código do texto: T5623058
Classificação de conteúdo: seguro