Mais difícil

Sinto que preciso entrar em contato comigo mesma, ouvir a minha própria voz, mas está ficando mais difícil parar e silenciar devido aos barulhos que me rodeiam: gente no celular, WhatsApp, televisão, música ruim e conversas que não me interessam. Desta forma, como posso me ouvir e me entender? Acabo tendo a impressão que toda a modernidade que estamos vivenciando tem nos afastado não apenas das outras pessoas, mas também de nós mesmos, das necessidades mais profundas do nosso eu.

Eu preciso saber como um cantor famoso gasta dinheiro? Não! Mas preciso me comunicar com os recantos mais profundos da minha psique! Até que ponto é necessário acompanhar todas as notícias pela Internet, sabendo tudo o que acontece no mundo mas deixando de falar com as pessoas que estão ao meu lado? Pergunto-me isto à hora das refeições porque, enquanto eu procuro comer em silêncio, à moda antiga, meu irmão e minha irmã ficam ao celular, falando no WhatsApp, e eu fico observando as expressões nos seus rostos: parecem não estar presentes. Nestas horas, parece que ninguém mais existe.

Eu reconheço as necessidades do mundo globalizado, mas para escrever, preciso do silêncio, algo que está mais difícil de conseguir com todas as estressantes exigências cotidianas. Porém, eu sempre tento, pois preciso me escutar e entender as vozes que clamam em mim. E é por isso que valorizo o silêncio, o recolhimento e a privacidade. Eles permitem que vejamos tudo com mais clareza.