Texto de Dom Hélder

Sempre que acordo jururu tomo uma das duas providências: ou coloco uma música de Clara Nunes no som, ou leio uma das crônicas do Dom do Amor no seu livro, "Um Olhar sobre a Cidade".Hoje optei pela segunda alternativa e foi remedio santo para deletar o baixo astral. Compartilho com os amigos e amigas do RL a crônica arretada:

Lua crescente, lua cheia, lua minguante...

Dom Hélder Câmara

"Como a lua nos lembra o que se passa conosco!

Não há quem não tenha seus dias de Lua cheia! Tudo correndo bem, saúde boa, família em paz, todos se entendendo e se amando. Se não há dinheiro sobrando, não há dinheiro faltando...

Tabém não há quem não tenha seus dias de lua minguante... Asaúde meio emperrada; incompreensões e aborrecimentos em casa, no trabalho, entre amigos; desilusões, cansaço de viver...

Mas volta a Lua crescente... Volta, em teima providencial, a esperança. Tudo continua, mais ou menos, na mesma. Talvez até pior. Mas por dentro, há mais coragem, mas força!...

E o que vale, e que variam, de pessoa a pessoa, os dias de fossa, os diasd de esperança, os dias de alegria plena...

Por que, então, não termos paciência uns com os outros, e nao nos ajudarmos mutuamente?

Mas, em geral, quem anda em lua minguante, tem até raiva de quem anda em Lua cheia. Parece que a felicidade de nosso irmão nos agride, nos insulta. Parece um roubo.

Acontece, também, que quem anda em Lua cheia, em eral, não tem olhos, nem tempo, nem paciênciapaa ficar ouvindo lamúrias da Lua minguante...

Ah, se conseguíssemos o ideal de manter, permanentemente, em nós, o espírito da Lua crescente,o espírito da esperança!

Há quem, em plena fase de Lua cheia, ande triste.Hápessoas que, em lugar de aproveitar a felicidade que têm na mão, tornam-se incapazes de aproveitá-la, porque ficam o tempo too pensando que a felicidade é passageira, vai acabar, jáestá acabando...

Em plena Lua cheia, quando a tentação de desânimo chegar, expulsêmo-la sem mais, pensando: É verdade. Nem sempre será Lua cheia. Virá a Lua minguante. Mas de minguante, passará a crescente e, de nvo, a cheia.

Quando as criiaturas humanas nos convenceremos de que é ingratidão deixar que a esperança se apague em nós?!...

Guardem o titulo de um livro dd poemas, que vale como um programa de vida:

FAZ ESCURO, MAS EU CANTO!

Sim. No meio da maior escuridão, em pleno vôo cego, sem enxergar um palmo diante dos olhos, mesmo aí, mesmo assim, filhos da Redençãoo, cidadãos da Eternidade, temos que manter viva a esperança;

FAZ ESCURO, MAS EU CANTO!"

Inté,

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 13/05/2016
Código do texto: T5634112
Classificação de conteúdo: seguro