ABSTINÊNCIA VOLUNTÁRIA: A MELHOR COISA DA VIDA

A coisa que mais dá prazer pra mim nesta vida é a abstinência voluntária. Pegar alguma coisa que eu goste muito, mas que sei que não faz bem, e deixar de usar, de ser, de consumir. Coca-Cola é exemplo disso. Sempre gostei deste líquido gasoso, apesar de saber do quanto de açúcar e química que coloco dentro de mim a cada gole saboreado. Tomar uma Coca me dava uma prazer danado, mexia com meu sistema límbico e propiciava instantes deliciosos. Ser capaz de deixar de tomá-la sempre que tinha oportunidade tem sido uma vitória, saboreada com mais prazer do que abrir aquela latinha vermelha. Tenho outras conquistas neste sentido. Tomar cerveja era algo que virou rotina praticamente diária. Até que dei conta que era mero pretexto para sustentar meu não assumido vício de alcoólatra, disfarçado pelo hábito de tomar cerveja socialmente, como se isso fosse álibi ou mera justificativa. E não foi só barriga que diminuiu com esta decisão. Não ficar mais vulnerável às propagandas de cerveja, tão hábeis no seu ofício de despertar desejo e demanda na gente, também dá bem mais prazer do que aquela cervejinha estupidamente gelada, e bota estúpida nisso. Tem mais vitórias de abstinência. Carne vermelha e a branca (galinha também é ser vivo) estão sendo gradativamente riscados do meu mapa de consumo regular e isso tem feito me sentir melhor, dormir melhor, pensar melhor. Também estou evitando ficar as 24 horas do meu dia conectado nos e-mails e mensagens do Facebook. Nem tudo de que estou fazendo abstinência voluntária pode ser revelado assim, mas posso garantir que algumas coisas que sempre soube que "não eram do bem", mas que eu regularmente insistia em manter vivas e preservadas, estão ficando cada vez mais longe de mim. Posso até ter alguma recaída num dia desses, mas farei todo possível para preservar meu corpo e minha alma destas ervas-daninhas travestidas de "prazer". Ser capaz de dizer chega pra algumas coisas tem feito me sentir mais forte e mais capaz. São estas pequenas vitórias que fazem a diferença.

-------------------------------------------

visite o meu site www.vidaescrita.com.br

Oscar Silbiger
Enviado por Oscar Silbiger em 15/05/2016
Reeditado em 16/05/2016
Código do texto: T5635897
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.