O GOVERNO BRASILEIRO É UMA LÁSTIMA

O GOVERNO BRASILEIRO É UMA LÁSTIMA

Segundo explicita Mayra Closs, a relação entre as instituições do estado e a população, na qual as subjetividades têm sua voz limitada a um espaço de expressão ainda controlado por especialistas e representantes podem levar a democracia, bem como o estado de exceção. Relativamente aos resultados dos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade (CNV), que se desenvolveram em meio a dificuldades advindas de fatores externos e conflitos internos, qual o balanço que poderá ser feito? Em primeiro lugar cabe informar que para se obter a verdade não pode existir proteção, pois essa comissão foi criada pelo ex-presidente Lula com único intuito de punir os militares. Para que a verdade seja forte e não deixe rastros de incertezas é preciso que se escute, ou se ouça os dois lados, o que jamais foi feito.

Comissão da verdade, na realidade só existia o nome. Agora com a crise criada com as falcatruas do Partido dos Trabalhados (PT) bem que essa Comissão deveria investigar todos os delitos cometidos pelos corruptos e criminosos do partido de Dilma e de Lula, mas infelizmente isso jamais foi pensado. Infelizmente no governo brasileiro existem dois pesos e duas medidas. Com quase três décadas de estado de direito, a violência policial permeia o cotidiano brasileiro, com notável peso na vida dos jovens negros e da população mais pobre. Falhamos em reformular nossa estrutura ao sair da ditadura? Ou devemos entender a atual violência policial como uma escolha de não abandonar certo legado ditatorial!

Em primeiro lugar temos que pensar na atual situação política do Brasil, em segundo lugar o que o governo fez para melhorar a condição social das populações mais carentes e dos negros? Nada, absolutamente nada foi feito, Dizer que a Polícia é violenta sem mostrar os fatores dessa violência pode ser levado como intolerância policial, visto que, a própria polícia está sendo vítima dessa violência desordenada que toma conta do Brasil. Desemprego gera violência, miséria gera violência, pobreza gera violência, corrupção gera violência, a falta de um programa social gera violência e por que a polícia é a única que os neófitos afirmam ser violenta. Veja a cultura do nosso povo e façam um estuda e logo, logo chegarão à conclusão que a violência está inserida nas classes menos privilegiada, pelo ócio coletivo, pela miséria e pelo desemprego e também onde predominam as drogas.

Querem tapar o sol com a peneira, mas isso é impossível. Crise política? A culpa é de quem? As promessas da civilização ocidental não são cumpridas na medida mesma em que se proclama a “era dos direitos”, em que se tece “elogio à serenidade” e em que a virtude liberal da tolerância parece ter as melhores condições possíveis para se realizar. Na situação atual em que vivemos pode existir tolerância, no entanto, ela tem que ser zero. Tanto o PT quanto o PSDB, para apresentarem resultados imediatos em seus mandatos, serão levados a negociações e conciliação com que há de mais vil no capitalismo. Esses resultados não dependem apenas de dois partidos e sim de toda classe política, bem como de todo cidadão politizado do Brasil.

Ficamos tristes ao vermos manchetes com os seguintes dizerem: “Lula a um passo da prisão, Eduardo Cunha – o justo fim do “malvado favorito”, o adeus de Dilma (e suas últimas armadilhas)”. Bolivar Lamounier diz que: “Vivemos cinco anos de uma gestão criminosa”. Para cientista político, pacote de bondades de Dilma é uma tentativa de atingir o eventual novo governo, a atual recessão já levou Embora todas as conquistas dos últimos anos e, se assumir, Temer não pode agir como interino. “O PT tem discursos oportunistas. O partido tomou 50 vezes a iniciativa de impeachment. Em todos os casos, ele considerava legítimo. Quando ele está no poder, não é?”. “Henrique Meireles será fator preponderante na recuperação da credibilidade do governo aqui e no exterior”.

O Brasil é bi em rebaixamento. Pela segunda vez em seis meses, a agência de classificação de risco Fitch rebaixou a nota de crédito do Brasil. No dia 05 ela foi reduzida de BB+ para BB (em dezembro o rating já havia sido cortado de BBB- para BB+, quando o País perdeu o grau de investimento pela mesma agência). Segundo a Fitch, a redução da nota reflete a contramão econômica e o “ambiente político muito desafiador” que o Brasil vive atualmente. “Não me perdoo por ter feito a escolha errada”. ( Disse o ex-presidente Lula sobre Dilma). O que falta para Lula ser preso? Denunciado pela Procuradoria da República e com pedido de prisão nas mãos de Sérgio Moro, o ex-presidente nunca esteve tão perto da cadeia.

“Essa organização criminosa jamais poderia ter funcionado por tantos anos e de uma forma tão ampla e agressiva no âmbito do governo federal sem que o ex-presidente Lula dela participasse”. Quadrilha. Rodrigo Janot pediu ao STF a inclusão do ex-presidente Lula no rol de políticos suspeitos de envolvimento no Petrolão. O petista se juntará a dezenas de deputados e senadores que figuram no inquérito conhecido como “quadrilhão” que apura o funcionamento da quadrilha que desviou recursos da Petrobras. Nestor Cerveró. O ex-presidente foi denunciado pelo procurador-geral da Republica, Rodrigo Janot ao Supremo Tribunal Federal (STF) no inquérito que investiga uma trama para comprar o silêncio do ex-diretor internacional da Petrobras Nestor Cerveró, um dos delatores da Operação Lava-jato.

O caso envolve o senador Delcídio do Amaral (sem partido - MS, e assessor parlamentar Diogo Ferreira, o advogado Edson Ribeiro e o banqueiro André Esteves). Obstrução da Justiça. Lula e a presidente Dilma Rousseff são alvos de um pedido de investigação enviado pela Procuradoria ao Supremo por indícios de obstrução do trabalho da Justiça. A linha de investigação requerida leve em consideração o ato de nomeação do ex-presidente para a Casa Civil, iniciativa que teria o propósito de livrar o petista da competência do juiz Sérgio Moro. Sítio em Atibaia. O ex-presidente é investigado pela força-tarefa da Operação Lava-Jato em Curitiba por causa das obras no sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP). Lula e família frequentaram o local desde 2011.

Há suspeitas de que as construtoras Odebrecht e OAS pagaram pela reforma com dinheiro desviado da Petrobras, configurando, nesse caso, crime de corrupção. O terreno está em nome de dois sócios de Fábio Luis Lula da Silva, a Lulinha, mas os investigadores têm fortes indicativos de que o verdadeiro dono seja o ex-presidente. Lula e sua mulher, Marisa Letícia são investigados por crime de lavagem de dinheiro pelo Ministério Público de São Paulo. Há suspeitas de que o casal tenha tentado esconder a real propriedade de um apartamento no Edifício Solaris, no Guarujá, cidade no litoral de São Paulo. O casal ainda não foi formalmente denunciado. O caso também é investigado pela Lava-Jato e já está nas mãos do juiz Sérgio Moro um pedido de prisão contra Lula.

Há suspeitas de que a OAS teria utilizado o condomínio para “repasse disfarçado de propinas a agentes envolvidos no esquema criminoso da Petrobras.”. (Fonte: Revista “Isto É”). Palestras. A contratação de Lula para a realização de palestras pelas empreiteiras denunciadas na Operação (Lava – Jato) é também alvo de investigação. O integrante da Força-tarefa do Ministério Público Federal no Paraná avaliou se os valores pagos ao ex-presidente não seriam dinheiro de corrupção. Foram mais de R$ 27 milhões faturados pela empresa do petista, R$ 10 milhões das empreiteiras do Petrolão. O caso também é apurado em Brasília que avalia indícios de tráfico de influências internacional de Lula. Venda de MPs. A Polícia Federal e o Ministério Público Federal investigam um esquema de “venda” de legislação durante o governo do ex-presidente. As suspeitas recaem sobre ex-ministros de Lula, caso do Gilberto Carvalho e Erenice Guerra.

As irregularidades também envolvem lobistas ligados ao PT. Um dos lobistas repassou cerca de R$ 2,4 milhões a LFT, empresa de marketing de propriedade de Luis Cláudio Lula da Silva, um dos filhos do ex-presidente. Roteiro de delação de executivos da Odebrecht, como Alexandrino Alencar e Marcelo Odebrecht, indica que eles complicarão Lula. Segundo apurou a mídia junto às fontes da Lava-Jato, Moro aguarda apenas o afastamento de Dilma para se debruçar sobre o pedido de prisão. O juiz não queria analisar o caso antes do encerramento do imbróglio jurídico envolvendo a nomeação de Lula no STF. Com a saída de Dilma, o mandado de segurança em discussão no Supremo perde objeto e o caminho para uma possível prisão de Lula está aberto.

Segundo Delcídio do Amaral, Lula foi o mentor da compra do silêncio de Cerveró. À medida que as investigações avançam, o papel de Lula na organização criminosa do Petrolão fica cada vez mais evidente para a Procuradoria-Geral da República. No Mensalão, o petista recorreu ao mantra do “eu não sabia” para se dizer alheio ao que acontecia ao seu redor. Agora, está claro que aquele era um apêndice de esquema de maior capilaridade, desvendado pela Lava-Jato. “Embora afastado formalmente do governo, Lula mantém o controle das decisões mais relevantes, inclusive no que concerne às articulações espúrias para influenciar o andamento da Lava-Jato”. Conforme apurou a mídia, a confirmação poderá vir da delação premiada do executivo da Odebrecht, Alexandrino Alencar. No roteiro da delação,

Alexandrino prometeu entregar detalhes e provas que incriminariam Lula. Dilma também virou alvo de pedido de investigação da PGR, por obstrução da Justiça. Pedidos de inquéritos contra Lula e Dilma tiveram como base a delação de Delcídio, antecipada pela mídia “Isto É”. O fim da era Cunha. Eduardo Cunha, enfim, é afastado da Câmara e do mandato. Agora, ele também está a um passo de cair nas mãos do Juiz Sérgio Moro. A unanimidade do - fora Cunha. Deputados de diferentes partidos festejaram o afastamento do presidente da casa. Afonso Florence, Janete Capibaribe, Ivan Valente, Jarbas Vasconcelos, Alessandro Molon, Marcos Rogério e Carlos Sampaio. Desde que a Lava-Jato chegou a políticos, o PT acusa operação de subir para apear o partido do poder. Uma teoria que se mostra novamente falaciosa.

Por fim, a decisão do STF encerrou discurso petista de que ele se tornaria vice de Temer. As sete frentes contra Cunha. O presidente afastado da Câmara tornou-se réu em um processo e foi denunciado em outro. Pesam contra ele ainda outras cinco investigações. Propina com extorsão, paraíso fiscal, caso furnas, Manguinhos, suborno maravilha, conexão OAS e tropa de choque. Cunha antecipou sua derrocada ao se superestimar, no parlamento, cultivou desavenças com sucessivas manobras e virou uma espécie de malvado favorito do Planalto. Joaquim Barbosa, ex-ministro do STF, classificou como “uma das mais extraordinárias e corajosas decisões da história político-judiciária do Brasil”. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ACE-JORNALISTA- MEMBRO DA AOUVIRCE – DA UBT E DA ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 20/05/2016
Reeditado em 20/05/2016
Código do texto: T5641593
Classificação de conteúdo: seguro