É MELHOR

(A linha tênue entre corrupção e violência)

É melhor ser um honesto pobre a ter riqueza locupletada na desonestidade.

É melhor cumprirmos nossas obrigações, pois, assim, nosso travesseiro será sempre mais leve.

É melhor só tirarmos licença médica quando, realmente, estivermos doentes.

É melhor deixar de possuir as coisas de forma fraudulenta ou pela camuflada “simplicidade” da indicação para não macular nosso caráter, como por exemplo: aceitar ou favorecer amigos ou parentes para cargo em comissão que não produzem nada para o bem comum; receber, indevidamente, vale-transporte, vale-alimentação, bolsa-família, entre outros desvios de conduta, uma vez que, tudo isso, acarreta prejuízo ao dinheiro público, o qual deve ser revertido para o bem da própria população, seja do Município, do Estado e de nosso País.

É melhor analisarmos nossas atitudes, quer seja em casa, nas ruas, com os colegas e, como causa principal, em nosso emprego, porquanto ele é o responsável por nosso sustento e de nossa família, ainda que ganhemos pouco.

É melhor deixarmos de reclamar dos maus políticos, pois se nós somos pequenos corruptos, ganhamos benefícios às margens da lei, quem somos nós para reclamar dos outros? Corrupção é corrupção, não importa o valor corrompido! Por mais vontade que tenhamos de possuir benefícios, se não for legal, é melhor não tê-los.

É melhor ser digno e devolver aquilo que não nos pertence e não aceitar as coisas ilegais, com a desculpa: “se ele (ou ela) faz, eu também vou fazer” e, imperativamente, sermos exemplo às pessoas de nossa família e às que nos rodeiam, cotidianamente.

É melhor adotarmos a postura da honestidade, pois lembremos que, por nossas atitudes, seremos sempre lembrados (quando mudarmos de emprego, ou mesmo quando partirmos para o outro plano), já que podemos mudar o mundo, ainda que de forma microscópica.

A corrupção é a maior mazela para as pessoas, visto que ela mata, através da falta de comprometimento dos nossos governantes, da Educação falha nas escolas, da Saúde precária nos hospitais, da insegurança institucionalizada pelos bandidos, pelo desequilíbrio social, pela má distribuição de renda, pela falta de estrutura básica à população e assim por diante.

Então, podemos afirmar que a corrupção é uma das causas da violência e não seu efeito. Dessa maneira, podemos dizer que é melhor ser honesto nas pequenas coisas, pois, se conseguirmos fazer assim, não nos contaminaremos com as grandes coisas e com capitalismo selvagem que assola a sociedade.

Como toda regra tem sua exceção, nesse caso, é melhor TER do que SER, porquanto é melhor TER pouco com nossa consciência limpa a SER muito sem ela!!!

Simplesmente, é melhor procurar ser sempre honesto! Acredite: é melhor, mesmo, porque a violência que vemos todos os dias, estampada na sociedade, se alimenta da própria corrupção e da desenfreada ganância humana!!!