HIPOCRISIA - FALSIDADE - JOGO DE INTERESSES

(Três doenças letais)

Desde que o mundo é mundo, essas três doenças praticamente incuráveis nos atormentam e nos metem medo. Talvez não pelo fato de contraí-las naturalmente, mas sim pela contaminação que podemos sofrer em função de nossa convivência com seres que as possuem. E não tem jeito, elas não se instalam isoladamente, pois sempre atacam juntas.
A HIPOCRISIA: Uma das melhores definições que encontrei para essa doença vem de Anatole France: “O verdadeiro hipócrita é aquele que deixa de perceber sua falsidade”.
A FALSIDADE: A banda americana The Pretty Reckless falou assim sobre essa doença: “Não sabia que existia tanta falsidade dentro das pessoas”.
O JOGO DE INTERESSES: Muitas vezes o que se chama de amizade deveria chamar-se sociedade de interesse. Realmente, não passa de um comércio em que o amor-próprio tem sempre em vista o lucro, seja material ou moral (ou seria imoral?). Esta foi a definição dada por François de La Rochefoucauld para o famigerado jogo de interesses.
E, para finalizar, acrescento: Gente que possui tais “qualidades” geralmente acredita que o mundo deve sempre gravitar ao seu redor, achando ainda que serão eternas e que irão virar semente. Tenho pena de gente assim.
 
 
******