SER REI.

Um dia sonhei ser rei, mas não tinha a menor ideia de como seria rei. Seria um rei de linha dura, porém o destino não me permitiria ser rei durão, onde poderia menosprezar meus súditos, humilhar as brilhantes conquistas de meu povo, de não saber ouvir o que eles poderiam dizer-me. Assim, desisti de ser um rei de linha dura.

O meu novo pensamento foi ser rei democrático. Sim, ser um líder que saberia ouvir os súditos. Pensei e pensei novamente, porque o democrata é aquele que expõe a sua ideia, mas sabe dialogar, ouvir, discutir, ponderar e dizer sim ou não. Será o meu verdadeiro dom em ser humilde com as novas propostas e relacioná-las no mais alto da governança? Então desisti.

Serei um rei que criará sub reinados. É fácil. Basta escolher meus auxiliares e eles farão o meu governo. Basta para isso uma simples assinatura de minha preciosa mão. Não terei problemas de pensamento, porque eles pensarão e agirão sob a minha ordem. Muito fácil. Os meus súditos aceitarão isso? Eles se revoltariam contra mim, porque poderei escolher auxiliares corruptos, ladrões, mentirosos, enganadores que farão de minha vida um verdadeiro inferno. Desisti.

Sugeri a meu cérebro que democraticamente e honestamente governaria os meus súditos, contudo meu cérebro assim me disse:

- Você é muito honesto e possui um caráter digno de ser um verdadeiro cidadão. Não possui culpa em nenhum cartório, expressão no dito popular, sabe compreender as pessoas que se aproximam de você, com sua incrível sabedoria. Sabe aconselhar e manifestar sua opinião a favor destas pessoas que lhe procuram. É um juiz que sabe aplicar bem seus conselhos, suas orientações e seu ponto de vista.

- Você é uma pessoa muito especial. A sua presença irradia calor humano, amor às pessoas necessitadas. Paz aos aflitos, compreensão aos problemas de outras pessoas. Você é luz para a escuridão. Você é a luz para o seu povo.

Diante desta ponderação de meu cérebro, decidi que não mais queria ser rei. Não poderei ser rei onde não possa fazer justiça; onde não poderei transmitir o amor e o calor humano para meus súditos; onde não poderei trazer a paz para os aflitos; onde não sentirei realizado vendo meus súditos clamando por democracia, de direitos iguais, de economia igual a todos, enfim, de um reino justo, onde todos poderão ler e escrever seus artigos sem censuras, onde o pensamento é livre para falar, para cantar, para rir e até mesmo para chorar; onde não terei paz em ver todos a caminho da contramão do desenvolvimento...

Pensei mais uma vez e decidi acordar deste sonho maléfico, deste sonho pesadelo, que me fez chorar em ser rei. Ser rei ou governante é para pessoa que saiba governar, que saiba entender os seus governados.

JOSÉ CARLOS DE BOM SUCESSO
Enviado por JOSÉ CARLOS DE BOM SUCESSO em 29/05/2016
Código do texto: T5651152
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.