O papel da disciplina para a perspectiva de futuro dos jovens

Seria interessante se, além de combater a cultura do estupro, a sociedade se mobilizasse para combater o tráfico de drogas e de armas, especialmente com tantos menores posando, nas redes sociais, com fuzis nas mãos.

Mas parece que tudo está invertido mesmo. O traficante tem mais moral que um policial (que é quem arrisca a própria vida para nos proteger e manter a ordem); os menores querem mandar nos pais (que são as pessoas que os amam e buscam orientá-los na vida); os alunos se mobilizam contra os professores (profissionais qualificados para ajudá-los a desenvolver talentos e construir sonhos): isso está um caos!

Aonde iremos chegar com tudo isso?

Vejo menores posando com fuzis e metralhadoras, mostrando um ar de superioridade nas redes sociais. Alguns ainda tem a tatuagem 157, outros adoram o estilo 100% Vida Loka. Isso é preocupante.

Jovens, que deveriam estar estudando e buscando um futuro promissor, preferem se deixar levar pelo caminho das drogas, do sexo irresponsável e inseguro e da violência. Aí, a sociedade hipócrita, quer culpar os pais, os professores e todas as pessoas que desejam o melhor para estes jovens. O que falta não é amor, nem paciência, nem moral, nem diálogo. O QUE FALTA É DISCIPLINA!

Sem disciplina, não se desenvolve o respeito, nem a autoridade, nem a responsabilidade. Jovens irreverentes, que causam contrangimentos a todos e que são rebeldes sem causa precisam é de disciplina. Falta mostrar aos jovens as consequências nefastas que as escolhas deles podem ter. Mas enquanto suas atrocidades forem um eufemismo para suas frustrações e eles continuarem sendo vistos como vítimas, como pessoas incapazes de discernir o certo do errado, vamos presenciar fatos horrendos. CHEGA!

A juventude é a época mais desafiadora da vida. Ela traz a vontade de desbravar o mundo, de conhecer nossos limites, de superar nossas expectativas. É uma fase tão bela, que não deve ser desperdiçada, mas vivida com intensidade e com um propósito definido.

Nossos jovens merecem um futuro melhor do que o vício em drogas, a violência e a falta de limites. Se é para ser rebelde, que seja contra as injustiças. Se é para não ter limites, que não haja limites para amar nosso semelhante e que não haja limites para a criatividade em fazer o bem.

A vida é valiosa, a disciplina é necessária e a empatia é fundamental. Que possamos compreender uns aos outros para desconstruirmos a cultura 100% Vida Loka e promovermos a cultura do respeito, da reciprocidade, da paz e da fraternidade.

MCSCP

Maria Cleide da Silva Cardoso Pereira (MCSCP)
Enviado por Maria Cleide da Silva Cardoso Pereira (MCSCP) em 01/06/2016
Código do texto: T5653662
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.