VOCÊ É PARTE DO PROBLEMA OU DA SOLUÇÃO?

Quem não tem problemas?

Todos temos problemas, viver na maioria das vezes é resolver problemas.

Você que está lendo este texto, por acaso não tem problemas a resolver? Lógico que tem.

O problema em si não é o, desculpa, problema, mas sim a sua quantidade. Temos problemas, isso é fato, o que não podemos é tê-los em demasia. Quando ultrapassam o limite do suportável começam a nos preocupar.

Vamos falar de um assunto bastante corriqueiro em nosso país nestes tempos conturbados e que causa enormes problemas nas nossas vidas: A Corrupção.

Já passou pela sua cabeça que você pode ser corrupto? Isso mesmo.Você já se fez esta pergunta? Qual foi a resposta?

Sabendo-se que corrupção é todo meio ilegal de se conseguir vantagem para si próprio vem a pergunta: Você já se utilizou de meios ilegais para conseguir vantagem para si próprio? Pense bem. . .

Todos sabemos o que é corrupção, conhecemos um corrupto de longe, em síntese vivemos no meio deles. Naturalmente as pessoas corrompem e são corrompidas, a corrupção enraizou-se em nosso dia a dia fazendo parte da nossa cultura.

É fácil identificá-la. . . nos outros. Mas em nós? Temos essa mesma facilidade? Você é corrupto? Somos experts em enxergar o argueiro* no olho do nosso vizinho, nem percebendo a trave que fere o nosso.

Quem nunca comprou um DVD pirata?Ou , reformulando a pergunta: Alguém já comprou um DVD que não fosse pirata?

O ex presidente Lula já comprou DVD pirata. Em 2005 ele admitiu ter assistido o filme “Os 2 filhos de Francisco” em um DVD pirata , sendo que o filme só seria lançado dois meses depois.

Em 2007 o então Ministro da cultura do então presidente Lula também foi flagrado vendo o filme “Tropa de Elite” num DVD pirata meses antes do seu lançamento oficial. O próprio diretor do filme Jose Padilha foi até a casa de Gil resgatar seu filme e estragar a avant premiere do ministro e sua família.

Você já vendeu algo sem dar nota fiscal? Já usou vaga de estacionamento destinado a idosos?Já negociou seu voto em troca de algum favor, conveniência ou mesmo dinheiro? Você já colou nas provas? Tem ligação ilegal de algum tipo de TV por assinatura, a conhecida “gatonet”? . . . Te peguei heim! E você nem sabia que era ilegal.

Se respondeu sim a qualquer uma das perguntas acima você é corrupto. Você até pode exclamar:

- Concordo, mas tem gente que rouba milhões!!

Tudo bem, mas qualquer indivíduo que burla a lei com a intenção de tirar vantagem é, em tese, corrupto. A corrupção não é definida pelo volume da coisa corrompida, mas sim no ato em si. Quem rouba um real pode muito bem roubar um milhão de reais.

Num país onde lei é apenas uma sugestão daquilo que podemos ou não fazer, sem muito compromisso, logicamente oferece margem para que nos utilizemos de meios digamos, fora da lei, para alcançarmos nossos objetivos.

Em Pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Instituto Vox Populi revelou que 23% dos brasileiros acreditam que dar dinheiro a um guarda para evitar uma multa não chega a ser corrupção.

Criamos um conceito de que a honestidade não leva ninguém a lugar algum , e se desejarmos prosperar precisamos recorrer ao subterfúgio das ações ilícitas, pois estas serão o mais curto atalho para o sucesso. Em resumo, a honestidade só te levará ao reconhecimento por todos de que você é um sujeito honesto, mais nada.

O que precisamos fazer é dar a volta nestes conceitos, nesta cultura lesiva e destruidora, que nada traz de beneficio à ninguém , nem mesmo à aquele que corrompe , pois destrói a sua própria dignidade , embora ele parece dar pouca importância para sua dignidade.

Entendermos que agir de forma honesta pode não ser a melhor maneira, mas sim a única maneira de se agir.

Antes de reclamar de nossos dirigentes, nossos colegas, nossos vizinhos, façamos um auto julgamento para vermos se não estamos fazendo aquilo que reprovamos nos outros.

Entendendo que muitos dos problemas que nosso país apresenta hoje origina-se dos nossos próprios hábitos, alias do nosso mau hábito de achar que somente o que os outro fazem é errado.

A corrupção deve ser combatida ininterruptamente, não somente em alguns domingos a tarde em dias de manifestações e por um percurso de alguns quilômetros.

Tem gente que soma , tem gente que multiplica , tem gente que divide e tem gente que subtrai, confira lá na calculadora da sua vida em qual dessa operação você se encaixa.

*argueiro: partícula pequeníssima, grânulo, cisco