HISTÓRIA DE MÚSICA

O mundo da música sempre teve as suas histórias, algumas emocionantes, outras engraçadas e até mesmo trágicas. Nesta crônica leve, convido o amigo leitor a conhecer, ou simplesmente recordar, algumas dessas histórias.

Muito Além da Batera

Serginho, integrante do grupo Roupa Nova, não é só o baterista da banda. Ele também possui a habilidade de cantar e tocar bateria ao mesmo tempo, algo raro neste tipo de músico.

Com uma voz afinada e suave, Serginho é o intérprete de alguns dos maiores sucessos do Roupa Nova: Dona, Anjo, Seguindo No Trem Azul, A Força do Amor, A viagem, Chuva de Prata e muitos outros. O Roupa Nova mantém a sua formação original há mais de 30 anos, outro episódio raro no universo das grandes bandas.

La Bamba

O filme La Bamba de 1987, conta a trajetória do jovem astro do Rock and roll Ritchie Valens, que morreu no dia 3 de fevereiro de 1959, vítima de um acidente aéreo, com apenas 17 anos de idade.

Quase 30 anos após sua trágica morte, La Bamba, uma releitura de uma canção folclórica mexicana de mesmo nome, voltou às paradas de sucesso do mundo inteiro. Porém, a voz adolescente de Ritchie Valens, dera lugar à excelente interpretação da banda de rock californiana de Los Angeles, Los Lobos.

Toda a trilha sonora do filme, composta de canções de Valens, foi gravada pelos Los Lobos.

Hoje, quando um DJ coloca La Bamba para tocar em uma festa, é a gravação consagrada de Los Lobos que continua agitando a galera “ahí arriba, ahí arriba” .

Ô Música Que Dá Trabalho!

O Queen sempre realizou concertos memoráveis, inclusive aqui no Brasil. Em 1985 a banda inglesa foi a atração principal do primeiro Rock in Rio.

Devido à sua complexidade técnica, a antológica canção Bohemian Rhapsody era, e ainda é, executada nos shows da banda, parte ao vivo e parte (a do coral) pré-gravada. Freddie Mercry achava que seria impossível reproduzir toda a qualidade daquelas vozes numa performance ao vivo. De fato, Bohemian Rhapsody é de uma sonoridade única e impecável.

Põe Devagar

Nos anos 80s a banda Rádio Táxi obteve algum sucesso graças aos rits Garota Dourada e Eva. Em 1982, no primeiro disco da banda, o refrão de uma das músicas incomodava a censura, que ainda vigorava no país, sob o já enfraquecido regime militar: “Por isso põe devagar/ Põe devagarinho, que é para não machucar...” O refrão foi mantido, mas por exigência dos censores, o título da canção, Põe Devagar, sofreu uma providencial modificação para evitar qualquer mal-entendido. O título ficou assim: Dentro do Coração (põe devagar) Ah! Agora tá explicado. E você aí só pensando em sacanagem.

E Aí, Bunda Suja?

No início de 1993 a turnê The Girlie Show, da cantora Madonna, passou pelo Brasil. A pop star veio ao país para duas apresentações, uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro.

Com um show polêmico, repleto de erotismo, a cantora causou alvoroço antes mesmo de desembarcar no país. O governo brasileiro (o presidente da República era Itamar Franco) declarara que, caso Madonna usasse nossa bandeira nacional em algum ato desrespeitoso, ela poderia ser presa. O fato é que no dia da sua apresentação em são Paulo, Madonna interagiu com o público soltando muitos palavrões _ que havia aprendido em português _ e fez até uma musiqueta para nós, os brazucas: “Oi galera, oi Brasil/ E aí, bunda suja?/Como vai, bunda suja”?

Muita gente ficou na dúvida se aquilo era mesmo uma homenagem.

Bem, nossos dicionários registram a expressão bunda-suja como sendo pessoa reles, desprezível, ignorante, sem importância.

E aí?

Bons de Vaia

Os festivais da música popular brasileira fizeram história.

Ao defender a música Beto Bom de Bola no III Festival da MPB em 1967 exibido pela TV Record, o cantor Sérgio Ricardo foi tão vaiado durante a sua apresentação que, terminada a música, Sérgio Ricardo grita “vocês já eram” e tomado pela cólera, quebra o violão atirando-o na plateia. Seu ato impulsivo provocou a desclassificação da sua música.

Como ele mesmo afirmara na ocasião, Beto Bom de Bola virou Beto Bom de Vaia.

No mesmo festival, Roberto Carlos fora bastante vaiado _ não tanto quanto Sérgio Ricardo _ ao interpretar Maria, Carnaval e Cinzas. No entanto, o rei não perdeu o profissionalismo e seguiu bem até o final.

Em 1981, a música Purpurina, defendida pela atriz e cantora Lucinha Lins, foi a grande vencedora do Festival MPB Shell exibido pela Rede Globo, o que provocou a revolta do Maracanãzinho inteiro, que queria a vitória de Planeta Água, música de Guilherme Arantes. Planeta Água ficou com o segundo lugar. Pobre Lucinha! Tomou uma das vaias mais constrangedoras da história dos festivais.

Planeta Água tornou-se uma canção ecologicamente imortal, enquanto Purpurina _ uma canção bonita, mas sem força e apelo emocional_ caiu no esquecimento.

Obs.: os vídeos dos casos narrados podem ser encontrados facilmente no YouTube.

Love Me Tender

A música “Love Me Tender” (Elvis Presley) começou a fazer sucesso em 1956. Por 19 semanas permaneceu nas paradas, sendo cinco semanas como a música número 1. A canção, que foi tema do primeiro filme de Elvis, é uma adaptação da cantiga popular “Aura Lee”, escrita em 1861.

Fonte:guiadoscuriosos.com.br

Jota Quest

A banda, que inicialmente se chamava J. Quest, foi obrigada a mudar de nome após exigência de Hanna-Barbera, empresa dona dos direitos autorais do desenho Johnny Quest.

Ainda bem que não batizaram a banda com o nome de Zé Colmeia, vocês não acham?