Pegadinha de Português

Sou fraqúíssimo em português. Fui aluno relapso ma matéria no curso ginasial, o único que possuo. Mas com o tempo e o vício da leitura fui melhorando mas ainda sou quase mobral, principalmene nas normas gramaticais. Sei que maltrato nosso idioma nas minhas acanhadas maltraçadas.

Mas sou atrevido e gosto de dar palpites. Ontem me mostraram uma prova de português da segunda série do que antes chamávamos cientítico e clássico. Discordei tanto da questão que acho uma pegdinha quanto do que consideram a alternativa cprreta de resposta. Assim, na esperança que algum leitor que entenda do "riscado", me dê um esclarecimento transcrevo a questão:

"Leia o textoa seguir para responder à questão:

"Luís Tinoco foi ter com ele. Levou-lhe o soneto e a ode impressos, e mais algumas produções não publicadas. Essas orçavam pela ode ou pelo soneto. Apareciam imagens safadas, expressões comuns, fouxo alento e nenhuma arte". ( Machado de Assis )

Considerando as regras da norma padrão, o último periodo do texto pode também ser reescrito da seguinte forma.

a) Haviam imagens safadas, expressões comuns, frouxo alento e nenhuma arte.

b) Via-se imagens safadas, expressões comuns, frouxo alento, mas nenhuma arte.

c)Apareciam, imagens safadas, expressões comuns, frouxo alento, e nenhuma arte.

d) Tratam-se de imagens safadas, expressões comuns, frouxo alento e nenhuma arte.

e) Eram imagens safadas, expressões comuns e frouxo alento. Não havia nenhuma arte.

Eu acho que o correto seria a alternativa b ou a, mas o colégio diz que é a e. Ajudem o véo caduco. Achoque é uma pegadinha que nao ajuda o ensino. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 09/06/2016
Código do texto: T5661941
Classificação de conteúdo: seguro