O mundo sem internet

Estou sem internet.

Faz meses que lá em casa estamos sem sinal de internet. Por um motivo que ainda não entendi direito o sinal não chega mais. Até meses atrás chegava.

Pode-se pensar que eu estou desesperado, atormentado e ansioso. Nos primeiros dias fiquei bastante desesperado. Como viver sem uma conexão de rede por perto? Tantas informações e coisas acontecendo pelo mundo, e eu fora disso!

Segundo estatísticas 30 bilhões de informações são incluídas no Facebook todos os meses. Fazendo um cálculo, por baixo, das horas que passo em casa sem acesso a ele, constatei horrorizado que eu estou perdendo bilhões e bilhões de informações todos os dias.

Hoje beira 3,2 bilhões o número de pessoas conectadas em todo o planeta. Só na minha rua tem mais de uma centena. Fico olhando pela janela e imaginando elas todas conectadas, menos eu.

O abuso pelo seu uso não é saudável. Com certeza.

Mais da metade dos internautas podem sofrer de algum tipo de ansiedade online, tipo: impaciência, aflição ou agonia se não conseguirem acessar seus emails, mensagens ou time lines. Fiquei preocupado comigo.

Criamos um monstro e hoje não conseguimos viver sem ele. Eu estou conseguindo.

Descobri que, por incrível que pareça, existe vida fora da net.

E também nesta nova situação percebi que existe algo que estáva tão escasso na correria do meu dia: Tempo

A internet ocupa de forma abusiva o nosso tempo. A princípio aproveitamos enquanto estamos desocupados para acessá-la, com o passar dos dias estaremos procurando tempo e forçando a barra para acessá-la, e por fim após o vício ter se apoderado de nosso corpo estaremos, sem perceber, usando o tempo destinado as outras atividades para estar conectados a ela. Aí a coisa já está grave.

Mas, nestes dias de abstinência surpreendi-me pelo grande número de livros que li, e olha que eu já sou um ávido leitor. Por curiosidade o livro é o produto mais comprado de forma online, chegando a quase metade do total das compras feita pela rede .

Na maioria das vezes estamos conectados e ansiosos para ver aquilo que não nos faz falta alguma. Dizem que 70% do que falam na rede é mentira, eu descobri outro índice: Em média 90% do que vemos, na verdade não nos interessa nem um pouquinho. Vemos, na verdade, porque está ali a nossa frente. É um vício.

Não se pode negar que a internet hoje é indispensável ao atual estilo de vida do homem moderno. Antigamente era desnecessária, pois se vivia de forma mais simples, mais previsível, limitada a pequenos atos cotidianos, habituado a uma rotina que não carecia de muitas mudanças. Tem horas que acredito que aqueles eram tempos bons.

Hoje tornou-se uma ferramenta tão indispensável na vida de todos nós, que sua falta causaria um colapso mundial de proporções catastróficas. Maior que furacões, tsunamis ou terremotos. Por sua vez, como efeito colateral, causa também o seu vicio de uso continuado, tão grave como as demais drogas.

A ciência afirma que a natureza abomina o vácuo. Hoje o homo technologicus do século XXI abomina os espaços de tempo que não pude dar uma “conectadinha” , digamos , uma rapidinha com ela.

Eu estou tranqüilo. . . kgltrsrwtysrr . . . nbtsrsfr . . . hfctrsm . . . fgtyrs . Bem tranqüilo.