Zico, o caçador de imagens!

Zico, o caçador de imagens!

Garimpando Zico?

Faça-me um favor meu amigo Anthero:- Pegue a lupa de 100 mm, a pinça Lindner 12cm e acenda a outra vela. Preciso de mais luz!

Algum detalhe importante? Detalhe!!!! Note estas fotos: - Angulações das vistas, anotações, a letra cursina em francês.....É ele!!!!!!!!!!!

De quem fala? Ansioso perguntou Anthero.

O fotógrafo do imperador Pedro II! Mas quem?????

Naquele instante Zico ficou surdo e mergulhou na história.

Zico, Zico, Zico, você está bem?

Amigo Anthero não fale apenas escute: - Esta á a rara foto da entrada da baía de Vitória. Esta outra a vista geral da cidade. Olhe, olhe.... esta aqui é uma paronâmica e esta o Convento do Carmo.

Zico, Zico, qual a importância dessas velhas fotos borradas pelo tempo? Interpelou Anthero.

O tempo? Por um instante Zico olhando para o pavio da vela amarelada, deixando cair uma gota de lágrima sobre o topo do Penedo na foto, num fôlego poético, respondeu: -

Um dia meu amigo e pai, nossos filhos poderão dizer com orgulho: - Eu tenho aqui em meu livro a Tataravó imagem de minha querida terra do Espírito Santo! Que o fotógrafo foi Victor Frond e foi seu Zico que descobriu.

Au revoir Anthero!

Fonte: Crônica inspirada no livro de Cilmar Franceschetto Victor Frond - 1860 - Uma aventura fotográfica pelo itinerário de D. Pedro II na província do Espírito Santo.

Estêvão Zizzi
Enviado por Estêvão Zizzi em 10/06/2016
Reeditado em 10/06/2016
Código do texto: T5662972
Classificação de conteúdo: seguro