Coisas que me surpreendem

Eu sou uma mulher adulta e tenho visto muitas coisas sórdidas, escabrosas mesmo, o que me levou a pensar que mais nada me surpreenderia. Mas vi que me enganei após ver, num site de petições, que há gente que é a favor de que o deputado Jair Bolsonaro seja presidente da República, o que me deixou realmente surpreendida. Fiquei surpresa porque o deputado é um homem homofóbico, sexista, reacionário, com ideias abertamente fascistas e que, no dia em que a Câmara dos Deputados votava sobre a questão do impeachment, elogiou um notório torturador. Será que quem é a favor dele não conhece História? O tal deputado é tão sórdido e descarado que provocou de forma desavergonhada o deputado Jean Wyllis, que, numa reação extrema, cuspiu nele. Se a reação de Jean Wyllis foi exagerada e ocorreu em ambiente impróprio, não se pode lamentar que o seu alvo tenha sido Bolsonaro, que é um político que defende ideias ridículas e ultrapassadas e um ser humano que não entende de respeito por seus semelhantes.

Surpreende-me que, nos tempos de hoje, após vermos tantos exemplos, como Hitler, Mussolini, Stalin, Mao Tse Tung e termos tido uma ditadura militar no próprio Brasil, haja quem propague ideologias que se provaram tão desastrosas na vida real e ainda encontremos quem seja capaz de segui-las.

Infelizmente, a democracia permite que todos os políticos tenham voz, o que prova que não é perfeita mas, com todos os seus defeitos, ela ainda é a melhor opção que temos. Então, defendamos a democracia e tratemos de fazer com que figuras como Bolsonaro permaneçam como bobos da corte: fazendo barulho e incomodando.