DIA DOS NAMORADOS

“- Hoje é dia dos namorados/Toda terra está em flor/Só se vê menina e moça/De braço dado com o seu amor” – diz a musica na sanfona de oito baixos, executada pelo Bastião da Isaura na festa junina do povoado de Catas Altas, nas vertentes da Serra da Mantiqueira, Minas Gerais.

Ah, os festejos juninos! Quanta beleza nas danças das quadrilhas, quanta alegria nos olhos e nos sorrisos das moças e dos rapazes, quanta fuzarca entre a gurizada, correndo pra lá e pra cá, soltando traques, rojões, busca-pés e assustando as comadres.

O padre Venâncio vinha todo satisfeito na sua batina preta e surrada, fazendo o sinal da cruz e abençoando os seus fieis paroquianos. Um santo homem, o vigário.

Cumprimentava a todos, tinha carinho especial pelos anciãos, que se deliciavam com os quitutes oferecidos gratuitamente pela Casa Paroquial, as pamonhas, os pés-de-moleque e o quentão para alegrar ainda mais os corações daqueles idosos, de pés e mãos calejados pelo amanho da terra e a labuta no campo.

Enquanto a noite estendia o seu manto estrelado nos céus de Catas Altas, homens, mulheres e crianças se irmanavam todos numa prece ardente, louvando a Deus para sempre, amém!...

-o-o-o-o-o-

B.Hte., 12/06/16

Obs.:- Escrita em 02/06/16 no apto. 785 do Hospital Biocor de Belo Horizonte/MG, para a minha eterna namorada Maria Mari, no momento em que ela se submetia a uma cirurgia do ombro. Curiosamente, nesse hospital achava-se internada a cunhada de Ana Hickmann, atriz de “TV”, ferida à bala desde o trágico acontecimento ocorrido alguns dias atrás, na suíte de um hotel em Bêagá.

RobertoRego
Enviado por RobertoRego em 12/06/2016
Código do texto: T5664635
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.