Eva viu a uva

A educação não pode ser apenas formal, ela tem que ser também libertadora. Ela precisa ensinar o básico e o necessário, mas precisa além disso, conscientizar o aluno.

Hoje o ensino até avançou,mas incorre num grave erro: ele é dirigido para aprovar o aluno no Enem, no vestibular, enfim, é um ensino de resultados, sem preocupação de prepará-lo para a vida. É um ensino que não foca na cidadania. Esquecem os educandários do que disse Paulo Freire: "Não basta saber ler que 'Eva viu a uva'.É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho".

Não estou defendendo que se induza o aluno a abraçar uma ideologia, mas énecessário ensiná-lo a ser um cidadãoe a ter preocupação com os problemas ao seu redor. com o seu povo e seu país. O ensino da cidadnia nao pode deixar de ser priorizado, em qualquer matéria.

A educação é um caminho, como disee ainda Paulo Freire: "Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocandoo sonho pelo qual se pôs a caminhar".

A eeucação, portanto, não pode ser omissa em relação à cidadania. Queremos, doutores,professores, técnicos..., mas queremos e precisamos ainda mais de cisadãos conscientes. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 18/06/2016
Código do texto: T5670793
Classificação de conteúdo: seguro