REVOLUÇÃO FRANCESA: O QUE O BRASIL ATUAL TEM DE SEMELHANÇA?

www.bcidadeemfoco.blogspot.com.br

Vemos semelhanças no desgoverno que o Partido dos Trabalhadores inaugurou no Brasil e o período em que Luis XVI governava a França. Lá o lema da queda da Bastilha foi cravado para sempre na alma francesa: “Ègalitè, Fraternitè et Libertè”. Aqui, com menos criatividade, adotou-se a “Ordem e Progresso” que homenageou nossa bandeira desde a República, frase considerada do Positivismo do francês August Comte.

O absolutismo dos monarcas, sejam franceses ou brasileiros (o presidente da República no atual sistema pode tudo. Até cometer crimes...), bem como o alto índice de insatisfação popular pelos altos impostos, pela corrupção, pelos péssimos serviços oferecidos ao povo e os escândalos que extrapolam os umbrais dos palácios, a fome, o desemprego e a brutal desigualdade social. Há brasileiros que têm renda inferior ao salário mínimo vigente de R$840 reais, enquanto os ministros e centenas de milhares de ‘altos funcionários’ do Estado, recebem 40 vezes mais, fora outras vantagens que lhes aumentam os salários para até 80, 100 vezes o que a maioria da população assalariada e empregada tem para seu sustento, e da sua família. Além do mais, o brasileiro trabalha de graça durante 150 dias por ano para pagar ao governo, apenas para respirar! Um verdadeiro absurdo!

Por essas e outras mazelas, os súditos vêm se voltando contra as majestades no poder.

Quando a Revolução Francesa se instalou, os monarcas e altas autoridades da Corte foram decapitadas sob o escárnio público. Seguindo costume da época, morreram a rainha Maria Antonieta, o rei Luis e outros personagens. Entretanto, passados alguns momentos da euforia da tomada do poder, eis que os próprios ‘revolucionários’ passaram à fase da autofagia, uns denunciando os outros e assim, foram decapitados os principais personagens que depuseram e mataram os reis de França. Marat, Danton, Robespierre, etc.

Aí veio a época de Napoleão Bonaparte e, posteriormente, a República. A história está ao alcance de todos.

Aqui, estamos vendo a Lava-Jato a cada dia trazendo mais nomes de políticos ao cenário dos crimes de corrupção cometidos contra o Brasil. No rol dos que são citados pelos autores e delatores das falcatruas existem centenas de malfeitores que surrupiaram o erário sem a mínima preocupação. Entretanto, o que nos chama a atenção é a ‘memória seletiva’ do PT e dos partidos que se dizem ‘da esquerda’, mas que apresentam-se como quase que egressos da extrema direita.

Para quem leu a vida de Stalin, de Hitler, de Trotski, de Lenin, quem leu “O Capital” de Marx, “O Príncipe” de Maquiavel e Don Quixote, de Cervantes, a impressão é de que vivemos momentos de terror misturados à barbárie e a cenas hilariantes.

Agora com a falência da Ôi (recuperação judicial, que é um termo pomposo para não se falar em falência - uma espécie de palavrão, em se tratando de economia e finanças, que sempre está acompanhada de fraude e gestão temerária), volta-se à estaca zero. Como tudo começou ou melhor foi instituído. Lula resolveu criar uma empresa de telefonia que abrigasse seus apaniguados. O dinheiro? Ora, do BNDES, do Banco do Brasil, da Caixa, dos Fundos de Pensão. Só o PETRUS apresenta um prejuízo de mais de 22 bilhões de reais. Usando o cérebro do ‘banqueiro’ Daniel Dantas, que chegou a ser preso e solto em tempo recorde, e a imprensa associa tudo isso ao Lulinha, filho pródigo do então presidente que tinha uma empresa de jogos com capital de hum mil reais, e dizem que hoje ostenta uma grande fortuna. O certo é que a Ôi quebrou e vai levar para o ralo mais de 12 bilhões de reais, só dos Bancos públicos. Não bastou quebrar a PETROBRAS e a ELETROBRAS. Agora é a vez da Ôi. Em breve virão outras empresas, coincidentemente, todas elas são estatais ou têm grandes fortunas das estatais envolvidas. Fala-se que o BNDES tem mais de 500 bilhões de reais jogados fora. Dinheiro do povo brasileiro. Um absurdo sem precedentes no mundo.

Temos visto os empreiteiros sendo presos e condenados na Lava-Jato. Os políticos que ainda detém foro privilegiado e são julgados pelo STF ainda não foram condenados, à exceção de Delcídio do Amaral. Dilma assinou a compra de Pasadena, uma sucata de refinaria cujos destroços valiam 160 milhões e foram comprados pela PETROBRAS por 1, 2 bilhão. A Odebrecht e a OAS realizaram grandes obras no sítio de Atibaia e no triplex do Guarujá que todos dizem ser de Lula, mas ele nega. Muitos milhões de reais foram pagos ao ex-presidente para que ele realizasse palestras mundo afora. Na comissão do Impeachment a ‘cantilena ‘dos representantes do PT é dizerem que Dilma é uma mulher honesta e que nada há contra ela. E tome delação e tome citação, milhões pra lá, milhões pra cá, Dilma é afastada por 357 votos de deputados e 55 senadores, enquanto Lula aguarda pelo convite do juiz Sérgio Moro para ir tomar café da manhã em Curitiba.

Nada parece arrefecer os ânimos dos que perderam o poder e dizem que sofreram um golpe. Eles não parecem reconhecer o grande golpe que deram no nosso povo! O Brasil é maior que tudo isso e vai se recuperar. Vai demorar, mas nosso país não vai morrer de inanição.

Hoje vem a notícia da prisão do ex-ministro do Planejamento de Lula e ex-ministro das Comunicações de Dilma. Ele foi preso no apartamento funcional da senadora Gleisi Hoffman, sua esposa, também investigada por suposto recebimento de propina. Uma senadora que não tem papas na língua e que faz parte da ‘tropa de choque’ do PT no Senado. Com sua fala mansa, ela faz declarações acusatórias de grande vulto contra seus adversários e agora, será que vai melhorar, ou sua estratégia é atacar para não ser atacada?

O brasileiro está pagando muito caro por insistir em não fazer alternância no poder, cuja alternância se constitui no maior ou em um dos maiores valores da Democracia para que haja folga nas costas da nação, assaltada e vilipendiada por quem deveria servi-la, mesmo bem remunerados como o são, mas cuja ganância exacerbada os leva ao cúmulo de roubar, roubar e roubar, mesmo que não tenham nem lugar para guardar tanto dinheiro. Até parece que a vida para esse pessoal é eterna.

A humanidade está perdida!

Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 24/06/2016
Código do texto: T5676985
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.