FESTAS JUNINAS NO NORDESTE

Estamos em junho, pleno mês das festas juninas por todo o país, de norte a sul, leste a oeste. Santo Antonio, São João, São Pedro são comemorados com muita alegria e animação, mormente no nordeste brasileiro, onde Pernambuco e a Paraíba se destacam nas comemorações, em Caruarú e em Campina Grande.

O forró come solto por lá. Do Recife parte um trem lotado para Caruarú e o povo dança nos vagões, sem parar, numa animação total. Em Campina Grande festeja-se nas praças, nos parques e nas feiras, com igual entusiasmo. O nordestino se esbalda, diverte-se muito, come e bebe adoidado, enchendo o coração de alegria e esquecendo-se, nesses dias, da luta e do sofrimento que enfrenta durante o ano todo. “- O sertanejo é, antes de tudo, um forte”, já escreveu o grande Euclides da Cunha.

Quando é tempo de sêca, o sol esturrica os pastos, o gado morre de fome e os bichos sofrem com a falta d’agua. Quando vem o “inverno”, São Pedro às vezes abre muito as torneiras do céu, os rios transbordam e inundam cidades, provocando desabrigo, estragos e até mortes de gente e dos animais.

Mas nada disso aplaca o entusiasmo e a alegria de viver da gente nordestina, cantada nas músicas do grande artista popular, Luiz “Lua” Gonzaga, na sua sanfona de oito baixos.

As minhas sinceras homenagens e a minha admiração à brava gente nordestina, particularmente hoje, “Dia de São João”. E que Deus, na sua infinita bondade, nos proteja e nos abençoe a todos, brasileiros do norte, sul, leste e oeste deste imenso país!...

-o-o-o-o-o-

B.Hte., 24/06/16

RobertoRego
Enviado por RobertoRego em 24/06/2016
Reeditado em 24/06/2016
Código do texto: T5677649
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.