MELHOR QUE NADA

Estava assistindo um programa na TV onde o protagonista tenta, e consegue sobreviver em um ambiente hostil sem nenhum recurso apenas se uitizando de suas habilidades e daquilo que a natureza pode lhe oferecer.

Em certo momento, morrendo de fome, ele encontra um besouro preto rastejando pelo chão, vibra de alegria como se estivesse encontrado um brigadeiro com perninhas e chifres. Fala das qualidades nutritivas do bixo , comenta ser um recurso para matar a fome em momentos como aquele e o devora como se estivesse degustando uma refinada iguaria de algum país oriental. Mastiga com cara de poucos amigos o inseto crocante , o sabor devia ser pior que a aparência , faz uma careta , engole , faz outra careta e comenta: - Não é bom, mas é melhor que nada.

De toda aquela cena o que me chamou a atenção foi seu comentário – É melhor que nada. Soou familiar . . . melhor que nada . . . melhor que nada.

Poxa! É exatamente assim que pensamos. Nós os brasileiros pensamos assim: Tá ruim, mas é melhor que nada.

Contentamo-nos com hospitais sucateados, escolas que não ensinam , leis que não funcionam , políticos que “roubam mas fazem” , candidatos que dizem que vão quebrar e arrebentar se forem eleitos , salários desumanos. Mas assim é melhor que nada. Acreditamos que mais vale um pássaro na mão do que dois voando , como se não merecêssemos ter os dois pássaros.

Estamos há muito tempo comendo besouros rastejantes sem gosto e sem sabor , não porque gostamos , mas por que é tudo que nos oferecem . E como incutiram em nossa cabeça que é isso que merecemos ficamos felizes em comê-los pensando que seria bem pior sem eles. Melhor que nada.

O protagonista do programa após alguns dias estaria novamente em sua casa , nem lembraria mais dos besouros que comeu e das adversidades que passou , elas não fazem parte do seu mundo , pensemos como ele. Besouro é bom quando não se tem nada melhor. Mas tudo é bem melhor que nada