Um dia, dois protestos!

Na semana passada resolvi fazer uma visita ao meu filho, aproveitando um pouco mais os meus dias de férias. O estresse começou já na estrada, pois, numa distância de duzentos e setenta quilômetros foram seis horas de viagem; o ônibus não foi direto para a cidade a que se destinava, mas, a cada porteira, ou balançar de galhos na beira da estrada, lá estava o dito cujo parando; recolhe um cabra aqui, um latão de leite ali, entra numa estrada de chão batido pra deixar certa encomenda... Ufa, quase pirei! Tudo bem, valeu o sacrifício para abraçar meu menino.

Já na cidade resolvemos ir ao supermercado. Eles decidiram que naquela noite fariam um churrasco pra comemorar nossa chegada. Compra feita (a qual se incluíam alguns tipos de carnes) e dentre elas um pacote de lingüiça de frango embalada por frigorífico e na mesma, impresso o peso líquido de 1 kg (na geladeira de exposição constava o valor por kg= 6.50). Acontece que ao passar pelo caixa a moça pediu ao embalador que fosse até à balança para que a mesma fosse novamente pesada. Meu filho já havia passado por situação semelhante na semana anterior e resolveu pagar a mais pra não entrar em conflito com o caixa do estabelecimento, mas dessa vez ele reagiu contestando a atitude desonesta dos responsáveis. Na pesagem o preço ultrapassou em vinte e sete centavos além do preço real especificado; estaria assim pagando até a água que havia na embalagem. Nesse interim, as pessoas que permaneciam na fila não se conformavam com a demora, mas sem esboçarem revolta pela falta de honestidade que ali se constatava; creio que ninguém parou pra pensar que no lugar do meu filho, muitos deles também poderiam estar pagando além do preço justo. Fiquei imaginando quantos quilos de frango aquele estabelecimento vendia diariamente e o quanto a mais no final do mês eles arrecadariam com essa diferença em próprio favor. Pelo volume de vendas, daria até para pagar o salário de um funcionário. O engraçado é que o chefe do departamento só decidiu cobrar o preço correto depois que meu filho cogitou a necessidade de procurar o PROCON e fazer a denúncia.

*Fiquemos atentos aos nossos direitos de compra, não só a valores, mas também outros detalhes importantes como, data de validade, qualidade... Podemos estar levando gato por lebre e pagando em dobro!