FINAL DO ÓCIO

FINAL DO ÓCIO

BETO MACHADO

Cristaldo finalmente conseguiu uma ocupação. Foi interrompido um longo período de ócio e hibernação. Nem o futebol, nem a vida noturna na esquina que abraça os jovens do bairro onde mora, lhe apraziam.

A mulher que lhe nutre um recolhido amor, mas ainda intenso, atribuiu o feito às suas preces a N. Senhora. Pelo fervoroso modo como reza essa mulher eu creio que foi intercessão da santa sim. O padre vai levar bastante tempo para esquecer esse nome: Cristaldo.... Antes de todas as missas lá vinha dona Cristiana e o papelzinho com o nome do filho.

Agora empregado, os colegas de Cristaldo voltaram a chamá-lo, através do “assovio de mico”, um sinal, um código sonoro infalível e, para alguns componentes do grupo, irresistível... Todo grupo de jovens tem os “Maria vai com as outras”, os facilmente induzíveis.

Felizmente para dona Cristiana seu filho agora só pode atender ao chamado dos “assovios de mico” nos fins de semanas. Passar cinco dias fora de casa e deixar o “couro” na construção civil é o que resta a Cristaldo. Ele paga um altíssimo preço pela rebeldia adolescente de recusar os estudos. Sem poder escolher um local de trabalho mais próximo de sua moradia, devido à sua própria crise, o nosso personagem foi parar lá nos “cafundó” da Baixada Fluminense, aos pés da região serrana. Por sorte a obra tem alojamento.

No início dessa crônica classifiquei de recolhido o amor de dona Cristiana pelo seu herdeiro. Esse recolhimento é recorrente e intermitente. Há na trajetória dos dois uma robusta lista conflitos entre mãe e filho, que se iniciaram a partir da maioridade de Cristaldo. A morte do avô materno de deixou nele uma espécie de trauma psicológico, motivador da aceleração de sua rebeldia.

O velho Anselmo exercera sobre o neto uma autoridade pouco compreendida pelos componentes da família. O ancião falava apenas o suficiente para o entendimento de seus interlocutores. Adorava abreviar suas frases. Essa característica foi criando no sub-consciente de Cristaldo o poder de entender a fala do outro a partir das primeiras palavras. Dali em diante já era motivo de irritação: julgava ser excedente, desnecessário. E dona Cristiana era prolífera tanto em estado de paz quanto em estado de conflito.

O domingo ficou pequeno pro Cristaldo.... Chegou a hora de voltar a Guapi Mirim. É hora de deixar Campo Grande, temporariamente, claro.

Roberto Candido Machado
Enviado por Roberto Candido Machado em 27/06/2016
Código do texto: T5680063
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.