Língua Mater - A pesquisa

Uma série de casos em que a língua portuguesa é a protagonista.

Dia de pagamento, geralmente não é bom para piadas, mas, como na vida do jardineiro "nem tudo são flores", tinha que ir a um banco público para cumprir o grave dever cívico de colocar minha vida financeira "rigorosamente em dia" (só quem assiste Silvio Santos vai entender e referência).

Assim que atravessei a porta giratória, que só trava com velhinhas centenárias e seus imensos guarda-chuvas de lona, fui abordado por uma jovem senhorita, muito sorridente por sinal, que entregou um pequeno formulário a ser preenchido por mim. Porém, ao ler o bendito papel, minha já acentuada intolerância teve picos de fúria dignas dos maiores desastres na escala Richter. Indignado fui até a moça que distribuía o famigerado documento:

- O que significa isso?

- É uma pesquisa de opinião sobre a sua satisfação pelo nosso atendimento.

- Minha filha, você tem problemas de interpretação de texto? Eu sei que é uma pesquisa, quero saber o que significam essas opções de resposta: "curti" ou "não curti".

- Ah, é para saber se o senhor gostou ou não.

- Então por que as opções não são: "gostei" ou "não gostei"?

- O senhor pode dar essa sugestão aqui no espaço de comentários.

- Minha filha, pelo amor de Deus - rosto avermelhado, quase enfartando - aqui é um órgão público federal, não pode ter uma pesquisa confusa assim.

- O senhor não sabe o que significa "curtir"?

- Óbvio que sei. Mas não entendo como a resposta se aplica aqui.

- É porque ele usam linguagem de internet?

- Por acaso essa internet não se escreve em português?

- Claro que sim. Acho que quem está com problemas de interpretação é o senhor.

- Moça, de acordo com a ortografia oficial da norma culta, "curtir" é o ato de esticar a pele de um animal para produzir o couro.

- Mas na internet é igual a "gostei".

- De onde tiraram essa conclusão?

- Veio do inglês "like".

Nesse momento já estava mais vermelho que minha conta bancária e esbraveja em altos brados, dedo em riste, dirigia toda fúria na direção dela, que tentava se justificar:

- Senhor, eu só distribuo os formulários.

- Aaaaahhhh, claro, então está tudo certo, a senhorita não tem nenhuma responsabilidade sobre o ocorrido, a senhorita "SÓ distribui o formulário". Pois saiba, minha cara, que a senhora está contribuindo para a corrupção e desvalorização de um dos maiores patrimônios de uma nação, ou seja a língua mãe, a nossa maior virtude como seres humanos,...

Nesse momento fui agarrado pelos braços por corpulentos seguranças. Nem havia percebido que a moça tinha pedido auxílio deles para me conter.

Bom, pra finalizar tive que pagar as contas em outro banco, noutro dia.

M P Cândido
Enviado por M P Cândido em 27/06/2016
Reeditado em 07/12/2020
Código do texto: T5680112
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.