A língua certa do povo

Tenho um amigo que é obcecado por falar eescrever corretamente o português culto, elitista, escorreito. Ninguém agenta virou chato de galochas.O danado é que quando ele começa a falar, as pessoas começam a rir,o cara fica umaarara, indignado.De vez em quando para pedir um cafezinho à mocinha que nos atende ele diz: -Dê-me, por favor, moça,um cafezinho.Nao diz como todos nós: - Me dá um cafezinho,Neguinha (é o apelido da mocinha, nada que fira as leis). E é doidopela mesóclise, sai sapecando afastar-me-ei,afigura-se-me, lavar-me-ei,e se duvidar dirá cagar-me-ei. Mais:na conversação bota palavras que a nos soam meio estranhas:destarte, despautério, alfarrábio, axioma, debalde e oescambaude palavras fora do nosso contexto. Mas é boa gente, e não faz issopara se mostrar. Eu sempre digo que ele devia ter nascidoemPortgual,dizem que lá se fala o português escorreito.

Não discuto que é preciso respeitar a gramática,ela é uma espécie de estruturada língua. Mas o idioma tem que incorporar os"falares" do povo, as gírias, expressões criativas, a linguagem da massa.Já dizia oChacrinha: - Quem não se comunica se trumbica. Gilberto Gil numa música colocou o"se" começando o titulo: - Se oriente, rapaz. Ficou arretado, Adoro uma frase de Machado de Assis: "Tudo é válido na língua, desde que se logre comunicar". Não defendo, contudos usar o palavrão como codigo como fez o incorrupítive Rosbepierra em compotas, Jucá,que substituiu a Lava Jato pela expressão "essa porra". Mas achoque é válido usar o palavrãotanto naconversação como na escrita,desde que seja bem colocado.

Esse meu amigo obcecado por falar e escrever corretamente tem ódio a um poema de Bandeira, "Evocação do Recife", em que o poeta defende a linguagem do povo num verso célebre: "A vidanão me chegava pelos jornais nem pelos livros/ Vinha pela boca do povo/ Língua errada do povo/ Língua certa do povo/Porque é ele que fala gostoso o português do Brasil/ Aopasso que nós/O que fazemos? É macaquear/ A sintaxe lusíada".

Viva a Língua Errada do povo.Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 28/06/2016
Código do texto: T5681318
Classificação de conteúdo: seguro