Evento cultural da UBE-G0

Sábado próximo passado (25-06-2016) marquei presença na 9ª Oficina de Escrita Criativa 2ª edição, promovida pela UBE-GO – União Brasileira de Escritores, seção Goiás -, situada na Rua 2, nº 262, centro, ao lado do tradicional colégio Lyceu de Goiânia, ocasião usava uma calça preta, uma camisa cinza manga comprida e uma sapatilha marrom.

O evento cultural anunciado ocorreria das 09:00hs às 17:00, com dois intervalos, sendo o primeiro para um lanche por conta da casa e o segundo para o almoço. Às 14:00 o retorno do almoço. O palestrante dessa vez seria o escritor, poeta e jornalista Valdivino Braz a dissertar sobre anarquia poética.

Havia cerca de 100 pessoas. Depois de alguns cumprimentos adentramos para o auditório. O presidente da UBE-GO, escritor Edival Lourenço na sua introdução, falou da importância desse evento que é aproximar o leitor do autor, incentivar novos escritores e confraternizar a classe. Sobre o palestrante disse tratar-se de um grande nome da literatura goiana com vários prêmios.

O mestre Valdivino Braz falou da sua vocação literária e conflitos com a poesia, apresentou alguns de seus livros e recitou poemas de sua autoria. Alguns dos presentes interagiram com perguntas e complementos. Distribuiu gratuitamente aos presentes alguns exemplares do livro Redemoinho, premiado no concurso Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos, 2011. Como os demais participantes, comprei um de seus livros.

Nesta oportunidade pude conhecer melhor a vida e obra de Valdivino Braz e ainda tive o privilégio de conhecer velhos e novos escritores e mais pessoas ligadas à literatura goiana. Conheci a escritora e poetiza Jô Sampaio, que me convidou para participar do novo livro de Antologia Literatura Goyaz, e ainda me presenteou com alguns de seus livros; também a presentei com alguns de meus livros.

Ao todo são 11 Oficinas de Escrita Criativa a acontecer entre abril e junho, com 11 palestrantes de diversas áreas da literatura. Ainda faltam duas para serem realizadas, e a entrada é franca com vagas limitadas. A UBE-GO está de parabéns por esse evento cultural; e que outros eventos dessa natureza venham a acontecer, porque é um meio de promover e divulgar a nossa literatura para o país e o mundo. E hoje em dia com a internet tudo é possível; basta acreditarmos e irmos à luta.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 29/06/2016
Reeditado em 26/07/2022
Código do texto: T5682150
Classificação de conteúdo: seguro