Certas pessoas não deviam ensinar

Certas pessoas não deviam ensinar, digo isto não porque penso que elas não possuam suficiente conhecimento ou capacidade de transmitir conteúdo, mas porque elas são preconceituosas e a profissão de professor não serve para gente cheia de preconceitos, principalmente racial ou de gênero. Claro que não é bom que pessoa alguma tenha preconceito, mas no caso de quem ensina, penso que isto é particularmente perigoso, porque o ambiente da sala de aula não é neutro. O professor é muito mais do que um transmissor de conhecimento e conteúdo. Ele é um formador de ideologias e, lidando com mentes jovens, pode incutir preconceitos nessas mentes, envenenando-as.

Conheço pessoalmente um professor aposentado de História, cujo nome não mencionarei. Ele diz que os brasileiros não têm determinação por causa da mistura de raças e que pode provar que a miscigenação é prejudicial usando como exemplo os animais sem raça como os cães e os gatos sem raça definida. Ele fala:

-Vejam um cão de raça, por exemplo. Ele já tem um objetivo. Mas um vira-lata, ele não tem nenhuma finalidade. Como obtemos os cavalos de corrida? Através da purificação.

Durante a Eurocopa, ele, que não perdeu uma partida, disse que pôde ver a determinação de todos os jogadores europeus, porque viu neles a prova de que a raça pura é que garante a força, a tenacidade e a pureza de uma geração. Como eu me senti ouvindo todas essas palavras? Só faltei vomitar de tanto nojo ao ouvir tamanha imbecilidade! Como um professor de História pode defender uma teoria tão absurda e sem nenhuma comprovação científica? Sabemos muito bem que o conceito raça não tem base e, na verdade, não existe raça pura! Quantas mentes jovens ele não terá contaminado durante seu tempo como professor! E ele parece esquecer que é tão brasileiro quanto os que ataca e diz que não valem nada, além de defender uma teoria que levou para a morte seis milhões de judeus(além de ciganos e homossexuais em nome de uma suposta purificação) para permitir a supremacia da raça ariana.

Eu digo, de cabeça erguida, que tenho orgulho de ser brasileira e de pertencer a um povo que tem como principal característica a mistura de raças! É esta mistura de raças que forma nossa base cultural e nossa riqueza.