Acabou o papel

Quando vim para Laguna, lá pelos idos de 90, comecei a freqüentar uma pizzaria que ficava bem próximo da minha casa. Era um ambiente muito bacana, com uma decoração típica das típicas cantinas italianas.Música ao vivo, boa comida, boa bebida, aperitivos saborosos, pizzas as mais variadas, como diria um conhecido meu: Um lugar para ficar.

Tornei-me amigo do dono, chamava o garçom pelo nome, passava por lá quase todos os fins de semana. Já era da casa.

No verão tudo era muito lucrativo na cidade, muitos turistas, a cidade sempre cheia, bonito de se ver. Mas no inverno. . . Ah! o inverno!

O inverno chegou e com ele tudo aquilo de negativo que o inverno traz para uma cidade que vive do verão.

Na pizzaria? O movimento caiu, a administração não administrou , não foi criativa como era com suas pizzas, o negócio definhou junto com os clientes que sumiram. O que era alegria, boa comida e boa bebida tornou-se um ambiente desolado. Mesmo assim continuei a freqüentá-lo pelas amizades.

O fato mais marcante desta historia toda, foi quando nos momentos que antecederam a derrocada da pizzaria fui fazer um lanche e pedi um guaraná. O garçom me olhou assustado, foi até o dono, cochichou em seu ouvido, o dono respondeu assustado em cochichos ao ouvido do garçom, pegou algum dinheiro no caixa, saiu. Voltando alguns minutos depois com uma sacola escondida em baixo do braço, pude ainda ver, com tristeza ele colocando na geladeira os guaranás que havia comprado no bar ao lado. Estava falido.

Na segunda feira seguinte a pizzaria havia fechado suas portas.

Conto esta historia porque ouvi agora na TV que a Casa da Moeda suspendeu a emissão de passaportes temporariamente por causa de uma falha em um dos equipamentos usados para a confecção dos mesmos. Isso mesmo que você leu. Deu um “pobrema” na maquina de fazer passaportes, uma peça pifou. Faltou peça para reposição.

Em nota divulgada a Casa da Moeda esclarece que já foi feita a encomenda da peça quebrada, ufa! Ela virá da Alemanha. Na mesma nota também pede desculpa a população pelo transtorno, a bom!

Fico pensando que as vezes acontece, você vai na gráfica da esquina fazer uns cartõezinhos de visita e o mocinho que lhe atende diz que a máquina está quebrada e que você deve voltar semana que vem. Mas na Casa da Moeda?

Dias atrás já havia ocorrido problema semelhante quando faltou papel para imprimir os passaportes. Papel ??

Eu imagino o assistente vir correndo e cochichar assustado ao ouvido do Diretor da Casa da Moeda que mais assustado ainda , olha para um lado , olha para o outro , vai ao caixa pega uns trocados , sai , e minutos depois volta com uma sacola escondida em baixo do braço.

Tem coisas que acontecem , tem coisas que podem acontecer , mas tem outras coisas que quando acontecem provocam um sentimento de desamparo e uma melancólica sensação de que falimos.

O que fizeram com o nosso Brasil.