FESTIVAL BENJUNINO NO SHOPPING BENFICA

FESTIVAL BENJUNINO NO SHOPPING BENFICA

Os festejos juninos se associam ao esplendor da alegria de um povo sofredor, mas que guarda no coração uma vontade intrínseca de vencer os percalços da vida. Associados ao dia de São João estão: Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro, São Pedro e São Paulo. Estas festas conclamam o povo nordestino e de todo o Brasil, onde a cultura junina é assoberbada por festas e comidas típicas. Nessa data surgem quadrilhas, folguedos, fogueiras, festivais, adivinhações e outras tantas nuanças que fazem a alegria do nosso povo tão sofrido e calejado pelas intempéries da vida. É comum em alguns festivais encontrarmos um clichê popular muito conhecido, o “jogo de cartas marcadas”, (Grifo nosso).

O que seria isso? Legal ou ilegal? Vejam as sinonímias para o “jargão popular”: Que recebeu marca (cartas marcadas; gado marcado). Combinado, acertado (encontro marcado). Fixado, determinado (hora marcada; lugares marcados). Diz-se do jogador que está sob marcação, entre outros. (Grifo nosso). Pela primeira vez resolvemos participar de um festival nominado “Benjunino”, patrocinado por um shopping da capital. Nos festivais deveria existir a competição sadia, esclarecedora e simpática a todos, já que se trata da cultura tradicional de um povo. Em termos de cultura o Ceará sempre tem se destacado bela beleza e organização dos festejos, mas entre um e outro existem os protecionismos que mancham o brilhantismo da festa.

Não queríamos acreditar que isso tenha acontecido justamente com o Benjunino, que já se tornou uma festa tradicional no estado e na capital Fortaleza. Nesse desabafo queríamos mostrar aos que fizeram o espetáculo, cantores e compositores, que não nos foi dada nenhuma regalia, enquanto uma numerosa Comissão julgadora saboreava salgadinhos, cervejas, refrigerantes e outros petiscos. O apresentador principal fazia questão de dar uma “puxadinha de saco” pedindo opinião de vários vereadores que compunham a mesa julgadora.

Enquanto, o conforto se expandia na Comissão julgadora, os atores principais da festa, que se faziam acompanhar de amigos e familiares sofriam em pé sem direito a um copo d’ água. Tivemos que implorar a Comissão Organizadora mesas e cadeiras, no entanto, algumas cadeiras foram cedidas. Denotamos que alguns organizadores do evento queriam tão somente aparecer, mas como bons observadores que somos, notamos o que segue abaixo: Estimados organizadores do Benjunino, na qualidade de participantes do festival, estamos fazendo essa reclamação que achamos justa e merecida. Nós compositores e cantores que abrilhantavam o festival merecíamos um pouco mais de respeito, pois convidamos parentes e amigos e ficamos jogados ao léu, sem direito a cadeira, mesa e água.

Enquanto a comissão julgadora tinha de tudo e eles não eram os artistas do festival. A desorganização foi tamanha que até o próprio Falcão que foi tão lisonjeado se ausentou. A nossa interprete teve que ser interrompida, visto que mudaram as sequências das músicas. Não quero fazer “juízo de valor”, mas como jornalista profissional que sou estou confeccionando esse artigo para publicação na mídia e internet, um fato estranho, a coloração das três músicas em cor laranja que foram as vencedoras e já estavam inseridas nos discos que nos foram entregues quando do encerramento do festival. Tudo o que aconteceu deixa transparecer que houve “carta marcada”.

Conseguimos classificar duas músicas na primeira etapa e merecíamos um tratamento melhor (E OS DEMAIS QUE NÃO FORAM CLASSIGICADOS). Estamos comunicando o fato aos participantes, pois achamos que algo estranho aconteceu na classificação. Mais uma vez queremos dizer que não estamos fazendo “juízo de valor”, no entanto temos que mostrar os fatos negativos para que os organizadores não cometam os mesmos erros do festival de 2016. Esperávamos lisura. Uma palavra tão bonita e com belo significado. Em sentido figurado, lisura pode ser sinonímia de lhaneza, sinceridade ou franqueza. Também descreve o comportamento de uma pessoa que age em boa fé, com integridade, honestidade e retidão. Esperamos que isso tenha acontecido.

A lisura também pode não ser uma característica exclusiva de pessoas, podendo ser aplicada a outros processos e fenômenos, indicando a sua transparência. Ex: Um dos maiores problemas da nossa nação é que não existe lisura no processo eleitoral e outros eventos. Os sinônimos de lisura dependem do sentido em que a palavra é aplicada. Quando a palavra é usada no sentido de uma coisa que é lisa ou plana os sinônimos podem ser: suavidade e maciez. Por outro lado, quando tem o sentido de alguma coisa que é digna ou honesta, os sinônimos podem ser: equidade, lealdade. (Grifo nosso).

Era isso que todos nós esperávamos e, no entanto devemos informar que participaríamos do evento, mesmo que não houvesse compensação financeira, pois o intuito maior era mostrar a nossa música. E que o respeito que nos foi dispensado fosse o ponto forte e que não tivéssemos de amargar horas em pé sem que nenhuma importância e comportamento humanitários nos fossem dados. Fica aqui a nossa insatisfação e esperamos que fatos dessa natureza não aconteçam mais.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- PSICOPEDAGOGO- JORNALISTA-RADIALISTA-MEMBRO DA UBT- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE.

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 01/07/2016
Código do texto: T5684286
Classificação de conteúdo: seguro